Deputado Federal Gilberto Abramo é o mais novo mineiro honorário
Presidente da Assembleia conduziu a reunião de entrega do título de cidadania, realizada nessa quinta-feira (7).
O deputado federal e ex-deputado estadual Gilberto Abramo (Republicanos) é o mais novo cidadão honorário do Estado. A entrega da cidadania mineira foi oficializada em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na noite dessa quinta-feira (7/8/25).
A solenidade foi conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB). O reconhecimento de Gilberto Abramo como mineiro honorário atendeu a requerimento de 28 deputados do Legislativo mineiro, tendo como primeiro signatário o deputado Charles Santos, também do partido Republicanos.
O presidente da Assembleia citou a homenagem ao ex-colega de Parlamento como uma oportunidade e um momento únicos, lembrando a acolhida que recebeu de Gilberto Abramo quando iniciou sua carreira no Legislativo mineiro.
Em seu pronunciamento, o deputado Charles Santos destacou sua consideração e respeito pelo colega de partido, avaliando a trajetória pública de Gilberto Abramo como notável, íntegra e humana. Registrou, ainda, as ações e projetos do homenageado em seus quatro mandatos na ALMG.
“São quase seis mandatos de uma exemplar atuação parlamentar, somados a mais de 44 anos de dedicação incansável à missão de servir, em que sua fé e seu compromisso com o próximo se revezam com a admirável sensibilidade de ouvir, acolher e oferecer uma palavra de encorajamento. Com carreira marcada pela integridade, a empatia e o compromisso inabalável com o bem comum, o deputado Gilberto Abramo tem sido um verdadeiro paradigma de liderança ética”, elogiou Chales Santos.
Agradecendo a homenagem, Gilberto Abramo também evocou os momentos “marcantes” vividos em seu período de atuação no Legislativo mineiro, citando ainda a receptividade e o calor humano com o qual sempre foi recebido em Minas Gerais.
“Fazendo a rota de casa à Assembleia, veio à minha mente meus quatro mandatos nesta Casa, os 16 anos que aqui vivemos. Momentos que ficaram registrados, em que tivemos embates, mas sempre respeitosos. As divergências fazem parte da política, podemos divergir nas ideias, mas não precisamos ser inimigos em nosso relacionamento”, ponderou o novo mineiro honorário.
A solenidade ainda contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas estadual (TCE/MG) e ex-deputado da ALMG, conselheiro Durval Ângelo, além de representantes das direções do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e da Câmara Municipal de Belo Horizonte, de vereadores e prefeitos, entre outras autoridades, da Capital e de diversos municípios do interior do Estado.
O homenageado
Gilberto Abramo é formado em ciências sociais, com pós-graduação em gestão pública. Em 2003, iniciou sua carreira política como deputado estadual, exercendo quatro mandatos consecutivos na ALMG. O parlamentar é natural de Porto Ferreira (SP), mas se considera “mineiro de coração”.
Em sua passagem pela Assembleia de Minas, apresentou 48 propostas de emenda à Constituição (PECs) e 241 projetos de Lei (PLs). Entre as proposições do parlamentar, estão a proibição do consumo de tabaco em ambientes fechados e a regulamentação da semana de conscientização sobre a doença de Alzheimer nas escolas estaduais.
Nos quatro mandatos na ALMG, foi vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde relatou mais de mil PLs, e participou como membro efetivo da Comissão de Redação.
Em 2018, foi eleito deputado federal por Minas Gerais, reeleito em 2022.

