Conselho Regional de Administração será homenageado
Reunião de Plenário nesta segunda (29) vai comemorar os 60 anos de fundação da entidade e da regulamentação da profissão de administrador.
Homenagear o Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), pelos 60 anos de criação e de regulamentação da profissão de administrador. Essa é a finalidade da reunião especial que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza no Plenário, nesta segunda-feira (29/9/25), às 19 horas. O evento tem como primeiro deputado signatário do requerimento o deputado João Vítor Xavier (Cidadania).
Fundado em 1965, o CRA-MG é uma autarquia federal com sede em Belo Horizonte e jurisdição em toda Minas Gerais. É o órgão consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão de administrador e dos demais profissionais de administração registrados. Desempenha as competências previstas na Lei 4.769, de 1965, que trata do exercício da profissão de técnico de administração e cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Administração.
O CRA-MG tem como missão habilitar, orientar e fiscalizar o exercício profissional e difundir a ciência e as práticas da administração, contribuindo para a valorização da profissão e sustentabilidade das organizações, em benefício da sociedade. Além disso, o conselho valoriza a atuação dos seus afiliados, promove a ética, a capacitação contínua e a disseminação de boas práticas de gestão.
Índice de Governança Municipal
De acordo com o site da entidade, desde a sua fundação, o CRA-MG tem sido agente ativo no desenvolvimento do Estado, como demostra a criação e disseminação do Índice de Governança Municipal, pelo Conselho Federal de Administração. O IGM/CFA mede a governança pública nos municípios brasileiros, analisando dimensões como finanças, gestão e desempenho para identificar oportunidades de melhoria.
Além disso, o CRA busca ampliar o relacionamento com instituições de ensino superior, fortalecendo a união com o meio acadêmico e participa de instâncias que congregam diferentes entidades como o Núcleo Gestor de Arranjos Produtivos Locais e o Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.
“Minas Gerais se destaca por sua vasta riqueza cultural, histórica e econômica. Num cenário de constante transformação, a administração profissional é um pilar para o crescimento sustentável e a excelência”, destacou João Vítor Xavier. Para ele, o CRA-MG atua como guardião e promotor da ciência da administração, fortalecendo a categoria e contribuindo para o progresso do Estado.
“O conselho é a casa dos administradores de Minas Gerais, espaço de apoio, desenvolvimento e representatividade; sua busca por excelência é contínua, inovando e aplicando os princípios da administração com o intuito de construir um futuro mais próspero para todos”, conclui.