Notícias

Condições de trabalho e segurança dos policiais penais serão discutidas em audiência

Reunião da Comissão de Segurança Pública nesta terça (9) foi motivada pelo assassinato de um policial penal em hospital de Belo Horizonte. 

Imagem

Com o objetivo de debater as condições de trabalho e segurança dos policiais penais do Estado, a Comissão de Segurança Pública realiza audiência pública nesta terça-feira (9/9/25), às 9h30, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Botão

Segundo o deputado Sargento Rodrigues (PL), que solicitou a reunião e preside a comissão, a realização da audiência foi motivada pelo assassinato do policial penal Euler Oliveira Pereira Rocha, em 3 de agosto deste ano, no Hospital Luxemburgo, em Belo Horizonte.

De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais, o detento Shaylon Cristian Ferreira Moreira, 24 anos, recebia atendimento médico na unidade hospitalar, quando pediu para ir ao banheiro. Nesse momento, entrou em luta corporal com o policial Euler Rocha, tomando sua arma, para depois disparar contra o agente de segurança. O policial de 42 anos foi atingido na nuca e no tórax, morrendo no local.

Após o crime, Shaylon fugiu do hospital utilizando a farda e a mochila do policial. Euler Rocha era o responsável pela escolta do detento do Presídio Inspetor José Martinho Drummond, em Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Falhas estruturais

Na avaliação de Sargento Rodrigues, o caso coloca em evidências diversas falhas no sistema de segurança pública. Entre os gargalos observados, o parlamentar citou ausência da supremacia de força nas escoltas, com a atuação de apenas um policial penal em situações que exigem dupla de agentes; e deficiência nas instalações para os policiais penais, incluindo falta de acesso a banheiros adequados, alimentação, revezamento de turnos e descanso.

Citação

Outros problemas apontados pelo deputado foram a carência de armamento e equipamentos de segurança adequados para o desempenho das funções, além da falta de protocolos claros e fiscalização efetiva nas escalas e procedimentos operacionais.

Ainda de acordo com o deputado Sargento Rodrigues, são objetivos da audiência pública:

  • apurar as circunstâncias que levaram ao assassinato do policial penal Euler Rocha
  • discutir as condições de trabalho e segurança dos policiais penais no Estado
  • propor medidas para aprimorar a infraestrutura, protocolos operacionais e condições de trabalho da categoria

Convidados

Para a reunião desta terça-feira (9), foram convidados representantes da Procuradoria-Geral de Justiça, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, do Departamento Penitenciário de Minas Gerais; e de vários sindicatos e entidades que representam as categorias do sistema penal, como os policiais penais, os auxiliares, assistentes e analistas, além do sindicato dos servidores do Sistema Socioeducativo do Estado, entre outros.

“Esse trágico incidente evidencia falhas estruturais e operacionais que comprometem a segurança e as condições de trabalho dos policiais penais.”
Sargento Rodrigues
Dep. Sargento Rodrigues

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine