Comissão visita Serra do Elefante, em Mateus Leme
Parlamentares querem verificar possíveis irregularidades no uso e ocupação do solo da unidade de conservação.
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), para visita técnica à Serra do Elefante, nesta sexta-feira (5/9/25), a partir das 10 horas.
O requerimento pela visita é da deputada Lohanna (PV). O ponto de encontro é na Rururbana (Rua Barão do Rio Branco, s/nº, no Centro de Mateus Leme).
A atividade é um desdobramento de audiência que discutiu, em abril deste ano, denúncias de especulação imobiliária e de tentativas de alteração de leis para ocupação da Zona de Amortecimento (ZA) da unidade.
Durante a audiência anterior, moradores e representantes de instituições denunciaram que empreendimentos imobiliários, apoiados pelo Executivo municipal, estariam ameaçando destruir o ecossistema da Serra do Elefante, que também se estende até Mateus Leme (RMBH).
Uma das principais preocupações, naquele momento, era a tentativa de extinguir a ZA da serra. Condomínio e shopping foram citados como possíveis empreendimentos a serem instalados no local. Apesar da negativa da prefeitura, imagens exibidas na audiência comprovariam o desmatamento para a abertura de estradas.
Por isso, segundo Lohanna, a visita busca verificar in loco as informações e denúncias, para nortear as próximas ações.
A unidade tem grande diversidade de fauna e flora. É composta pelos biomas Mata Atlântica e Cerrado e conta com igarapés, cachoeiras e rios que garantem beleza cênica e abastecimento.
Entre os convidados que já confirmaram presença estão membros da Associação Amigos da Serra do Elefante e moradores de Mateus Leme.

