Comissão vai destacar trabalho de pesquisadores da UFSJ e da UFMG
Cientistas das duas instituições mineiras desenvolveram teste rápido para diagnóstico da doença de Chagas.
25/06/2025 - 10:09A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai homenagear os pesquisadores que desenvolveram um teste rápido para diagnóstico da doença de Chagas. A reunião para entrega de votos de congratulações à equipe será realizada nesta quinta-feira (26/6/25), às 16 horas, no Plenarinho II.
O requerimento para a realização da homenagem foi apresentado pela deputada Lohanna (PV). A parlamentar considerou brilhante o trabalho da equipe de pesquisadores de duas instituições: a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O teste rápido utiliza amostras de sangue dos pacientes para detectar a doença de Chagas. O método é capaz de identificar os casos positivos de forma precisa em até 15 minutos.
Atualmente, a maior parte dos kits de diagnóstico utilizados no Brasil é importada, o que eleva os custos e dificulta a distribuição. O novo teste pode ampliar o acesso ao diagnóstico da doença, especialmente em regiões remotas. Depois que a validação da pesquisa for concluída, o teste poderá ser disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS).
A pesquisa foi coordenada pelo professor Alexsandro Galdino, do programa de pós-graduação em Biotecnologia da UFSJ em Divinópolis (Centro-Oeste de Minas). O trabalho contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
A doença de Chagas é transmitida principalmente pelo barbeiro, um percevejo que se alimenta de sangue. Durante a picada, o inseto defeca sobre a pele, e as fezes contaminadas pelo protozoário Trypanosoma cruzi podem entrar no organismo humano através de feridas ou mucosas.
