Comissão destaca atuação de alunos do Colégio Santo Agostinho de Contagem
Comissão de Educação reconhece atuação da comunidade escolar no movimento que levou à alteração do nome do Parque Fernão Dias.
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageia alunos e professores do Colégio Santo Agostinho de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte) nesta quinta-feira (2/10/25). A reunião será realizada a partir das 14 horas, no Auditório José Alencar, a pedido da presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT).
Os votos de congratulações são motivados pelo envolvimento da comunidade escolar no movimento que culminou com a alteração do nome do Parque Fernão Dias, em Contagem, que passou a se chamar Parque Cataguás.
A partir de pesquisas realizadas nas aulas de História e Ciências, os estudantes identificaram a presença histórica dos indígenas cataguás no território atual da área de proteção ambiental. Em 2022, eles organizaram uma petição pública pedindo a mudança de nome do parque, de modo a reconhecer a importância desse povo originário.
Para concretizar essa mudança, a deputada Beatriz Cerqueira apresentou o Projeto de Lei (PL) 1.841/23, que foi aprovado pela ALMG e deu origem à Lei 25.366, sancionada em julho deste ano. Para a parlamentar, a norma é uma conquista dos estudantes e uma justa homenagem aos indígenas cataguás, os primeiros habitantes dessa região de Minas Gerais.
Na justificativa do PL 1.841/23, a deputada defende a valorização da memória dos povos originários. Ela lembra que Fernão Dias foi um bandeirante que promoveu o assassinato de indígenas, mas, por muito tempo, foi retratado nos livros de História como um herói desbravador. Os cataguás, por sua vez, acabaram exterminados pelos colonizadores.
Com cerca de 98 hectares de área protegida, o Parque Cataguás é uma importante unidade de conservação ambiental que também é utilizada como área de lazer pela população de Contagem.
