Comissão de Segurança Pública discute roubos de motos
Audiência pública ocorre nesta segunda (7/7) a partir das 15h30, na sede da Assembleia.
04/07/2025 - 09:47Preocupado com o aumento dos índices de furtos e roubos contra motociclistas, o deputado Sargento Rodrigues (PL) solicitou audiência para discutir o problema. A reunião da Comissão de Segurança Pública está agendada para esta segunda-feira (7/7/25), a partir das 15h30, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (EDJAO) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Conforme o texto do requerimento, os principais alvos são motos de alta cilindrada. A estimativa é de que, das mais de 320 mil motos em circulação no Estado, cerca de 90 mil apresentam alto potencial de velocidade do motor.
O crescimento dos veículos emplacados foi acompanhado pela alta da criminalidade. Conforme dados do requerimento, em 2024, foram registrados 38 casos de roubos e assaltos envolvendo motociclistas de alta cilindrada; em 2025, até o momento, já foram registrados 150 situações, representando um aumento superior a 290%.
O cenário tem gerado temor e insegurança entre motociclistas e suas famílias. Além disso, segundo requerimento, os crimes comprometem atividades ligadas ao lazer, turismo e deslocamento urbano com motos de alto desempenho.
Durante a reunião extraordinária da Comissão de Segurança, devem ser discutidas estratégias de enfrentamento aos crimes, as dificuldades operacionais, o papel do judiciário na punição dos envolvidos e a necessidade de ações conjuntas entre agentes de segurança e justiça.
Representantes das polícias Militar, Rodoviária Federal e Civil, do Ministério Público e do Tribunal de Justiça foram convidados. O organizador do Movimento SOS Motos, Marcelo do Carmo, e o vice-presidente do Moto Clube Original Niners, Pedro Ivo Braga, já confirmaram presença.
