Comissão de Participação Popular visita o Vale do Jequitinhonha para debater situação da BR-367
O objetivo dos parlamentares é acompanhar o andamento das obras de manutenção, recapeamento e atualização da rodovia.
A precária condição da BR-367, que liga a Região Central de Minas ao Sul da Bahia, é tema de audiência pública da Comissão de Participação Popular nesta quinta-feira (2/10/25). Parlamentares e autoridades locais vão se reunir às 14 horas na Câmara Municipal de Jequitinhonha, na Rua Pedro Ferreira, 228, Centro.
A audiência pública e a visita à cidade do Vale do Jequitinhonha atendem pedido do deputado Doutor Jean Freire (PT). Em reunião desta mesma comissão ocorrida em fevereiro de 2024, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) informou que os recursos públicos já estavam disponíveis para a melhoria na estrada que, à época, contava com 29 pontos críticos.
Os moradores da região afirmam que os maiores obstáculos para trafegar na BR-367 são os buracos, que dificultam o transporte de passageiros em tratamento médico e a chegada dos estudantes às escolas locais.
Para a audiência pública, foram convidados prefeitos de cidades que lidam com a precariedade dos trechos, além de vereadores das câmaras municipais por onde a BR-367 passa. Além deles, movimentos populares e representantes dos órgãos responsáveis pela manutenção das vias estaduais também receberam convites para compor a mesa.
A malha viária de Minas Gerais é a maior do Brasil, integrando as vias estaduais, federais e municipais, e é fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado. Trata-se de uma ligação terrestre crucial entre o Norte e o Sul do País, conectando Belo Horizonte a grandes centros urbanos como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Vitória.
