Comissão de Cultura presta homenagem a militar israelense
Nascido no Rio de Janeiro, Rafael Rozenszajn é porta-voz das Forças de Defesa de Israel para a língua portuguesa.
Nesta terça-feira (4/11/25), a partir das 11 horas, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará audiência de convidados para entrega do diploma referente ao voto de congratulações com o major Rafael Rozenszajn, porta-voz da reserva das Forças de Defesa de Israel. A reunião será realizada no Auditório José Alencar na ALMG. O militar de origem brasileira é hoje a principal fonte de informação para a mídia internacional, em português, sobre as forças armadas do país judaico.
A homenagem atende requerimento do deputado Carlos Henrique (Republicanos), que destacou o papel de Rozenszajn na defesa do Estado de Israel e na divulgação dos pontos de vista do governo judaico com relação ao conflito que acontece na Faixa de Gaza desde 2023.
Nascido no Rio de Janeiro (capital), o militar israelense é neto de sobrevivente do holocausto dos judeus promovido pelo regime nazista na Segunda Guerra Mundial. Mudou-se para Israel aos 21 anos, graduou-se em Direito pela Universidade de Tel-Aviv e concluiu pós-graduação na Northern University, em Chicago (Estados Unidos).
Vive em Israel há duas décadas e atua há mais de 18 anos nas forças armadas daquele país, ocupando diferentes cargos oficiais no Ministério Público Militar. Foi promotor militar na Cisjordânia, atuando em prisões onde estão palestinos acusados de terrorismo. Foi também assessor jurídico da Marinha e do Comando Central e, desde o início do conflito em Gaza, em 2023, exerce o papel de porta-voz da reserva das Forças de Defesa de Israel para a língua portuguesa.
Acompanhou diversas delegações oficiais do Brasil em visitas a Israel, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e governadores dos estados de São Paulo e Goiás. Em agosto de 2024, publicou o livro “A guerra de narrativas”, em que defende o ponto de vista do governo israelense no que se refere ao conflito em Gaza.
