Comissão celebra os 60 anos do Mineirão em audiência pública
Maior palco do esporte mineiro, o Estádio Governador Magalhães Pinto foi inaugurado em setembro de 1965.
Com a vitória da Seleção Mineira sobre o River Plate, da Argentina, o Estádio Governador Magalhães Pinto, imortalizado como Mineirão, foi inaugurado no dia 5 de setembro de 1965. Em comemoração aos 60 anos do “Gigante da Pampulha”, a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debate, nesta quarta-feira (8/10/25), sua importância para o cenário esportivo estadual e nacional.
Solicitada pelo presidente da comissão, deputado Coronel Henrique (PL), a audiência pública terá início às 16 horas, no Plenarinho III do Palácio da Inconfidência.
Um dos maiores palcos do esporte no País, com capacidade original para mais de 100 mil torcedores, o Mineirão foi responsável por impulsionar os clubes mineiros em um cenário então dominado por paulistas e cariocas.
Em 1966, o Cruzeiro goleou por 6 a 2 o Santos, de Pelé, na final da Taça Brasil, o Campeonato Brasileiro da época. Em 1969, o Atlético, representando a Federação Mineira de Futebol (FMF), bateu a seleção brasileira, tricampeã do mundo um ano depois, no México.
De lá para cá, o Mineirão foi palco dos mais importantes títulos conquistados por Cruzeiro, Atlético e América, os clubes da Capital, e recebeu celebridades mundiais da música.
Craques como Tostão, Reinaldo, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Millagres desfilaram pelos gramados do estádio, em jogos memoráveis. Como não podia deixar de ser, o Mineirão também está na história da seleção brasileira, tanto em vitórias marcantes, como o 3 a 0 na Argentina em 2018, quanto no famigerado 7 a 1 da Alemanha, na Copa do Mundo de 2014.
Foram convidados a participar da audiência representantes da FMF e da Minas Arena, gestora do estádio, além de ex-jogadores de Cruzeiro, Atlético e América.
