Notícias

Combate à violência poderá contar com ajuda de usuários de aplicativos de transporte

Projeto prevê sistema de notificação de ocorrências e está pronto para votação definitiva no Plenário da ALMG.

Imagem

Já está pronto para votação definitiva de 2º turno, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Projeto de Lei (PL) 862/23, que viabiliza a participação de usuários de aplicativos de transporte no fornecimento de informações direcionadas à prevenção e ao combate à violência e à criminalidade no Estado.

A proposição, de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PL), recebeu nesta quinta-feira (6/3/25) parecer favorável da Comissão de Segurança Pública na forma do substitutivo nº 1. O novo texto apresentado pelo relator, deputado Bruno Engler (PL), trouxe alterações em relação ao vencido (texto aprovado pelo Plenário em 1° turno), com o intuito de promover aprimoramentos e adequações à técnica legislativa.

Botão

O projeto inclui dispositivos na Política Estadual de Segurança Pública, a Lei 21.733, de 2015, para integrar ao sistema de acionamento de emergência das instituições estaduais de segurança pública um módulo específico para o recebimento de informações fornecidas por usuários de transporte por aplicativo.

Citação

A administração e gestão do módulo serão de competência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com participação da Polícia Militar e da Polícia Civil de Minas Gerais. A Sejusp poderá também firmar parcerias com as empresas de transporte por aplicativo para facilitar a adesão ao sistema e ampliar a eficácia da comunicação de ocorrências. 

Vídeo

Caso o projeto se torne lei, os usuários poderão fornecer informações relacionadas à ocorrência de violência ou suspeita de atos criminosos, garantido o sigilo e proteção ao denunciante. As informações coletadas serão direcionadas às forças de segurança para adoção das providências cabíveis.

Comissão de Segurança Pública - análise de proposições

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Projeto que cria programa usuário ativo está pronto para votação final em Plenário TV Assembleia
“A insegurança vivenciada, tanto pelos motoristas de aplicativos quanto pelos passageiros, reflete a necessidade urgente da adoção de medidas que promovam a sua prevenção e proteção, ainda mais quando consideramos o aumento do número de roubos e agressões ao público em questão."
Bruno Engler
Dep. Bruno Engler
Relator do projeto

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine