Campanha de alunos motiva lei: Parque Fernão Dias agora é Cataguás
Projeto de iniciativa da Assembleia atendeu a uma reivindicação da comunidade para homenagear indígenas que viviam na área.
- Atualizado em 22/07/2025 - 15:11Situado entre Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Parque Fernão Dias passa a ter um novo nome: Parque Cataguás, em homenagem a povos originários que viviam na área. A nova denominação já está em vigor, conforme a Lei 25.366, sancionada pelo governador e publicada no Diário Oficial de Minas Gerais desta terça-feira (22/7/25).
A norma altera a Lei 22.428. de 2016, que criou a Área de Proteção Ambiental (APA)-Parque Fernão Dias, com o intuito de adequar o texto à nova denominação. A mudança teve origem no Projeto de Lei (PL) 1.841/23, apresentado pela deputada Beatriz Cerqueira (PT) em atendimento a uma reivindicação da comunidade local.
Por iniciativa de alunos do Colégio Santo Agostinho de Contagem, foi realizado um grande movimento em prol da mudança da identificação da APA, tema também de audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em maio deste ano.
A justificativa para a mudança é que Fernão Dias, paulista, é considerado um dos bandeirantes mais violentos da história, tendo promovido o assassinato de inúmeros indígenas do Brasil, sendo de forma equivocada tratado como um herói desbravador.
Os alunos chegaram a criar uma petição pública para a alteração do nome da APA. Assim, o Parque Cataguás passa a homenagear e resgatar a história dos povos que ali viviam.
Na justificativa do projeto de lei, é destacado livro em que a antropóloga Berta Ribeiro cita os Cataguás como a etnia indígena que mais sofreu com a ação escravizadora dos bandeirantes na região de Minas Gerais.
Ocupando uma área de 98 hectares (ou quase 100 campos de futebol), a APA proporciona lazer, cultura, esporte, ecoturismo e realização de eventos culturais e sociais, entre outras atividades. O que hoje é a APA era o antigo Parque Fernão Dias, inaugurado em 1980.
