CEO da Sigma Lithium receberá título de Cidadã Honorária de Minas Gerais
Homenagem a Ana Cabral será feita em Reunião Especial de Plenário nesta quinta-feira (21), às 19 horas.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageia, em Reunião Especial de Plenário, nesta quinta-feira (21/8/25), Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium. A cerimônia de entrega do título de Cidadã Honorária de Minas Gerais ocorre no Plenário da ALMG, a partir das 19 horas, a requerimento do deputado Gil Pereira (PSD).
Natural do Rio de Janeiro, Ana Cabral é acionista, CEO e co-presidente da Sigma Lithium, empresa de produção de lítio com atuação em Minas Gerais. Possui mestrado pela London Business School e MBA pela Columbia Business School. Atualmente, integra o Conselho Global da Universidade de Columbia.
Sócia da A10 Investimentos, também atua no mercado de capitais, fusões e aquisições. Cinco transações de lideradas por Ana Cabral ganharam o prêmio "Deal of the Year" da International Financing Review (IFR), incluindo a privatização da Vale, em 1997.
"Vale do Lítio"
Segundo o deputado Gil Pereira (PSD), a CEO contribuiu para transformar o Vale do Jequitinhonha no “Vale do Lítio”, através do Projeto Grota do Cirilo. Trata-se de um complexo de extração e beneficiamento de lítio localizado nos Municípios de Araçuaí e Itinga (Norte) com uma linha de produção que recebeu mais de R$ 3 bilhões em investimentos.
De acordo com o requerimento do parlamentar, a companhia pretende investir R$ 1 bilhão para instalar duas novas linhas produtivas até 2026. A empresa também considera a possibilidade de construir uma quarta linha de fabricação no local.
