Notícias

Bandoneonista, compositor e concertista Rufo Herrera será homenageado pela Assembleia

Artista vive no Brasil desde 1963 e é fundador da Orquestra Ouro Preto, entre outras realizações culturais.

17/10/2023 - 11:07
Imagem

O bandoneonista, compositor e concertista Rufo Herrera será homenageado pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (18/10/23), em reunião para entrega do diploma referente a voto de congratulações. A audiência com convidados será realizada a partir das 16 horas, no Auditório do andar SE da ALMG.

Botão

O requerimento para realização da homenagem é de autoria da vice-presidenta da comissão, deputada Lohanna (PV). De acordo com a solicitação da deputada, a reunião também visa debater a importância da obra do bandoneonista e de sua influência e contribuição para a cultura mineira e brasileira.

Citação

De acordo com informações do site do próprio artista, Rufo Herrera nasceu em 1933 em Córdoba (Argentina). Desde 1963, vive no Brasil. Sua obra incorpora elementos de diversas matrizes culturais como a música dos povos ancestrais centro e sul-americanos, a música popular latino-americana e a música erudita clássica e contemporânea.

Ele se destaca como intérprete e difusor do bandoneón, um instrumento musical de palhetas livres e fole, utilizado principalmente na região do Rio da Prata, Uruguai e Argentina, onde é o principal instrumento da orquestra de tango

Rufo Herrera criou e dirige o Quinteto Tempos, com o qual já gravou três discos. Também foi co-fundador e atualmente atua como compositor residente e solista da Orquestra Ouro Preto, com a qual também gravou três discos.

Apresenta-se regularmente como solista e frequentemente é convidado de honra dos principais festivais e instituições culturais do Brasil e Europa. É autor de mais de cem obras musicais, entre elas quatro cantatas, cinco óperas, três balés, diversas obras para formações sinfônicas e camerísticas, além de trilhas sonoras.

Recebeu Título de Doutor Honoris Causa através da Universidade Federal de Ouro Preto em reconhecimento ao conjunto de sua obra e relevância de sua trajetória artística. Também foi o idealizador e criador da companhia de artes cênicas Grupo Oficcina Multimédia.

Tópicos: Cultura
Homenagem a Rufo Herrera
"Em agosto deste ano, Rufo Herrera completou 90 anos de vida. E nada mais justo que homenagearmos esse artista tão completo, que há quase 50 anos fomenta a cultura de Minas Gerais com projetos como o Grupo Oficcina Multimedia e a Orquestra Ouro Preto."
Lohanna
Dep. Lohanna

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine