Bancada Feminina é recebida pelo presidente da ALMG
Deputadas da atual e da próxima legislatura se reuniram com o chefe do Legislativo mineiro nesta quinta (10).
10/11/2022 - 14:06Deputadas da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foram recebidas, nesta quinta-feira (10/11/22), num café da manhã com o presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus (PSD). O encontro contou com parlamentares da atual legislatura e também com novas integrantes da bancada, que estrearão na ALMG na 20ª Legislatura, em 2023.
A criação oficial da Bancada Feminina e da Procuradoria da Mulher foi iniciativa concretizada no Parlamento estadual na 19ª Legislatura, que começou com a presença de 10 mulheres e se encerra em 2022 com 9 delas, em razão da saída da deputada Marília Campos (PT) para assumir a prefeitura de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte).
Lembrando que a bancada feminina a tomar posse em 2023, com 15 parlamentares, será a maior da história da ALMG, o presidente Agostinho Patrus ressaltou o valor de serem abertos esses espaços de destaque para elas dentro do Legislativo mineiro.
“É importante que a mulher tenha cada vez mais protagonismo aqui na Assembleia. Quando elas entram, também chegam capacidade, qualidade e um sentimento de proximidade e cuidado com o outro”, avaliou Agostinho Patrus, elogiando, ainda, o alto preparo das parlamentares que vão integrar a bancada feminina a partir do próximo ano.
Pautas defendidas
Durante a reunião, as deputadas puderam debater, entre outros assuntos, pautas comuns e suprapartidárias que envolvem as questões da mulher, como:
- O combate às violências de gênero e ao feminicídio
- O fomento a políticas públicas voltadas para elas
- O estímulo à participação feminina nas esferas de poder e na política
O encontro contou com as atuais deputadas Ana Paula Siqueira (Rede), Beatriz Cerqueira e Leninha (ambas do PT), Ione Pinheiro (União) e Laura Serrano (Novo).
Entre as novas eleitas, que vão estrear na ALMG em 2023, estiveram presentes Alê Portela (PL), Bella Gonçalves (Psol), Lohanna (PV), Macaé Evaristo (PT) e Nayara Rocha (PP). Devido a outros compromissos, algumas parlamentares não puderam comparecer e justificaram a ausência.