Notícias

Audiência no Norte de Minas vai discutir criação de unidade de conservação

Prefeitos temem que reserva de desenvolvimento sustentável inviabilize atividades econômicas da região.

Imagem

Os impactos da criação de uma unidade de conservação ambiental na região Norte do Estado serão tema de audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nessa sexta-feira (30/5/2025). A reunião especial acontece no Município de Rio Pardo de Minas (Norte), na Praça Getúlio Vargas, às 9 horas.

Botão

A unidade, denominada Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Córregos Tamanduá-Poções-Peixe Bravo, está em processo de criação desde 2023 pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ligado ao Ministério do Meio Ambiente. A RDS é um tipo de unidade de conservação caracterizada por abrigar povos tradicionais.

Além de Rio Pardo de Minas, a área proposta para a RDS compreende porções dos Municípios de Riacho dos Machados e Serranópolis de Minas, segundo estudos técnicos do ICMBio.

A audiência pública foi solicitada pelo presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Gil Pereira (PSD), a pedido de diversos prefeitos da microrregião da Serra Geral, que temem que as restrições impostas pela criação da RDS inviabilizem atividades econômicas importantes, como a mineração, a pecuária e a agricultura.

Foram convidados a participar do debate representantes dos Executivos federal e estadual, do Congresso Nacional e do ICMBio. Confirmaram presença o secretário adjunto da Secretaria de Estado Adjunta de Desenvolvimento Econômico, Frederico Amaral e Silva; o gerente regional da Emater de Salinas, Tiago Hebert Ribeiro Souza; entre outros.

Devem comparecer à audiência pública os prefeitos dos Municípios de Itinga, Araçuaí, Curral de Dentro, São João da Lagoa, Itabira, Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas, Verdelândia e Patos de Minas.

Completam a lista de presenças confirmadas o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão Ferreira; o assessor estratégico da Invest Minas, Reginaldo Ferreira Thiago; o coordenador regional do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Thiago Cruz de Padua; e o secretário executivo da Associação dos Municípios da Área da SUDENE em Minas Gerais (AMAMS), José Nilson Bispo de Sá.

Comissão de Minas e Energia - debate sobre a utilização da macaúba como potencial combustível

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine