Notícias

Atleta mirim recebe homenagem da Comissão de Esportes da Assembleia

Trajetória de Júlia Barreto, lutadora de jiu-jitsu de 9 anos, será reconhecida com voto de congratulações no dia 29/10.

Imagem

A Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai entregar diploma referente ao voto de congratulações para a lutadora de jiu-jítsu Júlia Barreto, de 9 anos, por se destacar no esporte, alcançando importantes títulos nacionais e internacionais.

A homenagem ocorrerá em reunião extraordinária na próxima quarta-feira (29/10/25), a partir das 9 horas, no Auditório José Alencar.

Botão

Para o deputado Doutor Jean Freire (PT), autor do requerimento, Júlia é uma menina cuja trajetória ele teve o imenso orgulho de acompanhar de perto.

Citação

Trajetória brilhante

Júlia nasceu em Belo Horizonte. Em consulta de rotina de pediatra, percebeu-se a necessidade de a menina fazer algum esporte porque estava acima do peso ideal. A família marcou uma aula experimental de balé e, no dia seguinte, de jiu-jitsu. Quando saiu da segunda aula, disse que preferia a arte marcial.

"Ela entrou com 5 anos de idade, hoje está com 9 anos e ama o que faz. Começou a competir ainda na faixa branca, onde pegou gosto pelas competições e não parou mais. Já disputa campeonatos nacionais e internacionais. Atualmente está em 2°lugar no ranking mundial da CBJJ, a maior organização de jiu-jitsu", lembra Marcela Aimê Santos de Oliveira, mãe da atleta que hoje treina no Sapo Team Betânia, com o professor Varlei Alves.

Conquistas

  • 2x campeã brasileira CBJJ
  • 3x campeã sul americana CBJJ
  • Vice-campeã europeia
  • 4x campeã internacional kids CBJJ
  • 6x campeã open CBJJ
  • 2x vice campeã CBJJ
  • 13x campeã BJJSTORM
  • 2x campeã ADCC
  • 1 vice ADCC
  • Terceiro lugar mundial CBJJE
  • Campeã STR
  • 5x campeã JJFA
  • Campeã sul americana Pacif Federation
  • Campeã Copa Bravos
  • Campeã AJP
  • Campeã Apogeu
  • Campeã mineiro CBJJE
  • Campeã Bjjtour
  • 2x campeã Open Kids
  • Campeã copa BTT
  • Campeã Leão Dourado
  • Campeã Brasileira de Interclubes
  • 5x campeã LMJJ
     
Tópicos: Esporte e Lazer
Homenageada da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude Júlia Barreto
"É bonito ouvir sua mãe, Marcela, contar como tudo começou no jiu-jitsu, por uma questão de saúde, e ver como, em pouco tempo, esse esporte passou a ocupar o espaço do sonho e da realização na vida de Júlia. Desejo, de coração, que o esporte esteja cada vez mais presente na vida das nossas crianças. Que mais meninas e meninos encontrem no jiu-jitsu um caminho possível.”
Doutor Jean Freire
Dep. Doutor Jean Freire

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine