Assembleia homenageia Israel em reunião especial
Os 77 anos de independência da nação judaica será celebrado em solenidade nesta segunda-feira (11).
- Atualizado em 07/08/2025 - 18:16A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza Reunião Especial de Plenário nesta segunda-feira (11/8/25), às 19 horas, para homenagear a Comunidade Judaica pelos 77 anos de independência do Estado de Israel. O requerimento da reunião tem como primeiro signatário o deputado Lincoln Drumond (PL).
“Celebrar os 77 anos de independência de Israel é reafirmar o valor da liberdade, da soberania e da perseverança de um povo que superou perseguições e construiu uma nação moderna, democrática e inovadora”, afirma o parlamentar.
De acordo com o requerimento do deputado, a independência do Estado judeu só foi possível por contribuição de um brasileiro. O diplomata Oswaldo Aranha presidiu a sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1947, que aprovou a Resolução 181, que permitiu a divisão da Palestina em estados árabes e judeus.
Em 14 de maio de 1948, foi declarada a independência de Israel do império britânico. Naquela época, a cidade de Tel Aviv contava com mais de 100 mil habitantes. Atualmente, existem 14 cidades em Israel com mais de 100 mil moradores e outras seis com população superior a 200 mil.
Ainda segundo o requerimento, realizar a sessão solene é mais um passo na aproximação entre Minas Gerais e Israel. “Como cristão e defensor da liberdade religiosa, acredito que essa homenagem reforça os laços de amizade e cooperação entre Brasil e Israel, além de ser um gesto de respeito à pluralidade que enriquece nosso Estado”, reforça o deputado Lincoln Drumond.
