Assembleia destaca cooperativismo com reunião em homenagem à Ocemg
No Ano Internacional das Cooperativas proclamado pela ONU, Plenário celebra sistema que tem, em Minas, mais de três milhões de cooperados.
O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta segunda-feira (30/6/25), às 19 horas, Reunião Especial em homenagem à atuação do Sistema Ocemg para fortalecimento do cooperativismo no Estado.
A homenagem atende a requerimento do deputado Leonídio Bouças (PSDB), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, e outros 25 parlamentares, tendo em vista a proclamação de 2025 como Ano Internacional das Cooperativas pela ONU, a Organização das Nações Unidas.
Assim como fez a ONU, os deputados pontuam que a Reunião Especial será um momento de reconhecimento, valorização e apoio a um setor que se revela cada vez mais essencial para o desenvolvimento sustentável do Estado, do País e do planeta.
Com ação consolidada no Estado, o Sistema Ocemg - Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais abrange 785 cooperativas de sete diferentes ramos da economia, com mais de 3,2 milhões de cooperados.
Na declaração de 2025 como Ano Internacional, a ONU destacou a contribuição das cooperativas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas globais a serem conquistadas até 2030, abrangendo áreas como erradicação da pobreza, fome zero, saúde, educação, cidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, energia limpa e ação contra a mudança global do clima.
Minascoop foi destaque na ALMG e em conferência global
O lançamento oficial do Ano Internacional das Cooperativas ocorreu na Conferência Global da Aliança Cooperativa Internacional, em Nova Delhi, na Índia, em novembro do ano passado.
No evento, o MinasCoop Energia, programa de energia sustentável do Sistema Ocemg, foi o único "case" brasileiro apresentado na plenária de abertura da conferência global. Para os parlamentares autores do requerimento pela homenagem, esse reconhecimento reflete o compromisso do setor com a sustentabilidade e justifica a homenagem da Assembleia.
Anteriormente, o Programa Minascoop Energia já havia sido reconhecido pela ALMG, como uma das boas práticas apresentadas no Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema, realizado pelo Parlamento mineiro em 2024, para buscar soluções capazes de minimizar os impactos das mudanças climáticas.
O programa apoia cooperativas mineiras de diversas áreas, em especial no Vale do Jequitinhonha, na construção de suas próprias usinas de energia solar em terrenos improdutivos por conta da seca, com parte da energia sendo doada a organizações sociais e entidades filantrópicas.
Dimensão do cooperativismo
O Sistema Ocemg é composto de duas frentes, sendo a primeira o Sindicato e Organização das Cooperativas (Ocemg), seu braço de representação política, patronal e de defesa do cooperativismo no Estado. Já o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Minas Gerais (Sescoop-MG) é responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das cooperativas mineiras.
Dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024 apontam para 23,45 milhões de cooperados no Brasil, o que equivale a 11,55% da população, com base no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O movimento engloba 23% da população ocupada, emprega 550.611 profissionais e sua movimentação financeira alcançou R$ 692 bilhões.
É a segunda vez que o cooperativismo recebe destaque por parte ONU, tendo sido a primeira em 2012, para destacar o papel das cooperativas na superação da crise financeira global de 2008.
