Assembleia de Minas homenageia jornalista de Montes Claros
Colunista social e político, Theodomiro Paulino Correa completou 60 anos de profissão.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou na noite de quinta-feira (6/11/25), em Reunião Especial de Plenário, o jornalista Theodomiro Paulino Correa pelos 60 anos dedicados ao jornalismo mineiro.
“Estamos felizes em homenagear uma das figuras mais emblemáticas de Montes Claros e de Minas Gerais”, afirmou o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB). Ele destacou que o jornalista é um símbolo de credibilidade. “Theo fez da palavra uma ponte entre os fatos e a sociedade, entre a notícia e a esperança, levando luz e informação precisa”, afirmou.
Autor do requerimento para a homenagem, o deputado Arlen Santiago (Avante) lembrou que o trabalho do jornalista atravessou gerações e conquistou o afeto do povo norte-mineiro. “Theo não é apenas um colunista, mas um defensor das causas públicas. Receba nossa gratidão e reverência!”
Muito emocionado, o agraciado dispensou o discurso anteriormente preparado e falou de improviso: “Estou muito agradecido, muito mesmo”. Ele relembrou o sucesso dos bailes no Automóvel Clube de Montes Claros e a ilustre visita do então presidente Juscelino Kubitschek, que, segundo ele, era realmente um “pé de valsa”.
Um vídeo com fotos antigas e um pouco da história de Theodomiro foi exibido durante a solenidade, que contou ainda com a presença do vice-prefeito de Montes Claros, Otávio Rocha; do desembargador Leopoldo Mameluque, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; da investigadora Samira Machado, que representou a Polícia Civil de Minas Gerais; além de outras autoridades, familiares e amigos.
Jornalista defende causas sociais
Nascido em Montes Claros, Theodomiro Paulino Corrêa iniciou a carreira em 1965 como repórter e colunista social do Diário de Montes Claros. Ao longo da trajetória profissional, passou por vários veículos de comunicação. Atualmente, tem uma coluna diária social e política no jornal Gazeta Norte Mineira, na revista Tempo e na TV Cultura.
Com inúmeros prêmios e homenagens, incluindo a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo em 2003, ele é um defensor incansável da região. Sua paixão pelas causas sociais o levou a fundar a Creche Menino Jesus e a criar campanhas como a de agasalho durante o inverno e a do Natal Criança Feliz, além de atuar em prol de crianças com câncer.