Assembleia celebra 90 anos do Minas Tênis Clube
Presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, prestigiou homenagem ao tradicional clube da capital mineira.
Os 90 anos do Minas Tênis Clube (MTC), tradicional clube de Belo Horizonte, foram comemorados em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na noite desta quinta-feira (18/9/25). O presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite (MDB), e o deputado Doorgal Andrada (PRD), autores do requerimento, participaram da solenidade.
O presidente do MTC, Carlos Henrique Martins Teixeira, agradeceu a homenagem. Ele destacou a importância dos associados, dos colabores e dos atletas na construção diária do clube. Para ele, a verdadeira grandeza do Minas Tênis Clube está justamente na colaboração máxima de todos que dele participam.
Carlos Teixeira apontou que, desde a sua inauguração como a primeira praça de esporte de Belo Horizonte, o clube tem pautado a atuação em quatro pilares: educação, esporte, lazer e cultura.
“Somos reconhecidos nacionalmente não apenas como celeiro de grandes atletas, mas também pelo nosso compromisso com a formação de cidadãos e seres humanos preparados para viver em sociedade. E esse é, sem dúvida, o nosso maior legado”.
Espaço de encontro e fortalecimento das famílias
O presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite, apontou que, além do papel de formação ética, o clube é um espaço importante de encontro e fortalecimento das famílias. Para ele, o MTC é um verdadeiro patrimônio mineiro, que formou gerações de atletas, cidadãos e lideranças.
Tadeu Leite destacou que a história do clube se confunde com a sua própria história pessoal, quando saiu de Montes Claros e veio morar em BH. “O Minas era a extensão da minha casa, onde eu ia nadar, jogar vólei e encontrar amigos”, ressaltou.
Já o deputado Doorgal Andrada falou sobre a trajetória de destaque do clube ao longo de 90 anos, repleta de conquistas e contribuições para a sociedade. Ele apontou que as inúmeras conquistas de tantos atletas minastenistas em competições nacionais e internacional e o apoio às artes e à cultura mostram o compromisso do MTC com o desenvolvimento integral da sociedade.
Doorgal Andrade também destacou a alegria em celebrar o aniversário do clube, do qual é sócio e frequenta desde os nove anos de idade. Ele afirmou que o clube teve um papel fundamental na sua formação e que até hoje tem orgulho de carregar as bandeiras do MTC nas competições internacionais de triatlo de que participa.
“Posso dizer que cresci dentro do clube e que parte da minha personalidade e do meu amor pelo esporte foi construída dentro desta instituição” destacou.
Clube faz parte da história de BH
Referência nacional e parte da história de Belo Horizonte, o Minas Tênis Clube tem hoje mais de 80 mil associados e cinco unidades.
Com trajetória ligada à da Capital, a primeira unidade do MTC foi inaugurada em novembro de 1935, no coração do Bairro de Lourdes, onde há duas edificações tombadas pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Belo Horizonte: a sede social e o chamado Prédio do Relógio.
O MTC possui hoje mil atletas vinculados ao clube, estando 900 em formação, o que torna o Minas referência no País na revelação de talentos. O clube coleciona títulos nacionais e internacionais, na base e na ponta, além de destinar atletas a seleções brasileiras em nove modalidades esportivas.
Além da prática e dos cursos de esportes, o clube oferece aos associados várias opções de lazer e, para a população de BH, opções culturais no Centro Cultural, que conta com teatro, galeria de arte, biblioteca e salas de cinema, entre outros.