Notícias

Assembleia Legislativa comemora 20 anos da Google no Brasil

Trajetória da empresa na América Latina teve início em Belo Horizonte e projetou talento de profissionais mineiros para o mundo. 

- Atualizado em 04/11/2025 - 12:37
Imagem

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou, na noite desta segunda-feira (3/11/25), Reunião Especial de Plenário para celebrar os 20 anos da Google no Brasil. A homenagem atende a requerimento do presidente do Parlamento mineiro, deputado Tadeu Leite (MDB), que lembrou a contribuição da empresa para Minas Gerais, para o Brasil e para o mundo.

“Há 20 anos, o Google chegava ao Brasil com um propósito ousado: organizar as informações e torná-las universalmente acessíveis e úteis. O que parecia ser apenas um projeto tecnológico se revelou um verdadeiro fenômeno de democratização do conhecimento”, destacou Tadeu Leite.

O vice-presidente global de Engenharia para Buscas do Google, Bruno Possas, contou que a história da empresa no Brasil começou em Belo Horizonte, a partir de uma startup criada por alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Até hoje, temos o maior centro de engenharia da América Latina. O talento do time mineiro mereceu e merece reconhecimento internacional, especialmente no que se refere à tecnologia de buscas”, afirmou.

O presidente da ALMG entregou a placa comemorativa ao representante da empresa.

Citação

Participaram também da solenidade a líder de Políticas Públicas e Relações Governamentais do YouTube para Brasil e América Latina, Alana Rizzo; a 1ª vice-presidente da Assembleia, deputada Leninha (PT); o vice-Líder do Governo, deputado Bosco (Cidadania); o líder do Bloco Democracia e Luta, deputado Ulysses Gomes (PT); o assessor de Relações Institucionais da Polícia Militar de Minas Gerais, capitão Marcelo Pery Prata; o diretor do Escritório de Projetos da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado Diego Fabiano Alves; além de diretores e servidores da ALMG e criadores de conteúdo do YouTube e de outras redes sociais.

Vídeo

Placa de prata marca 100 mil inscritos no YouTube da ALMG

Antes da solenidade no Plenário, o presidente da ALMG, Tadeu Leite, recebeu dos executivos da Google placa de prata alusiva à marca de 100 mil inscritos no canal do YouTube da Assembleia de Minas. O gesto representa o reconhecimento da plataforma aos produtores de conteúdo bem-sucedidos.

O deputado se disse orgulhoso e agradeceu aos servidores envolvidos na produção e distribuição dos conteúdos pelo YouTube. “Estamos cumprindo nossa missão, que é aproximar a população mineira da Assembleia, sobretudo os cidadãos que estão no interior do Estado”, ressaltou Tadeu Leite.

Imagem

Para o presidente, as redes sociais da Assembleia alcançarão ainda mais público. Ele afirma que a ALMG está diante de um enorme desafio, mas que o trabalho conjunto de parlamentares e servidores tornará possível a maior abrangência desses canais, levando a mais pessoas informações de interesse público e oportunidades de participação.

Segundo o vice-presidente global de Engenharia para Buscas do Google, Bruno Possas, o YouTube também está fazendo faz 20 anos este ano. “É uma ferramenta que permitiu a vários brasileiros se desenvolver pessoal e profissionalmente. O impacto direto gerado pelo YouTube no Brasil foi quase 5 bilhões do PIB em 2024”, afirmou.

O canal da Assembleia no YouTube foi criado em 2009. Foi a primeira rede social da instituição e já disponibilizou mais de 18 mil vídeos, totalizando quase 42 milhões de visualizações. Hoje é o 2º maior canal no ranking das Assembleias Legislativas. A transmissão das atividades legislativas ao vivo já somam três milhões de horas, o que propiciou significativo crescimento de usuários.

Para criadores de conteúdo a política precisa ocupar redes sociais 

Participaram da cerimônia da entrega da placa de prata à ALMG, realizada no Salão Nobre, os youtubers mineiros Lucas Zanandrez (@olaciencia), Maxsuell Roger (@maxdicas), Will Procópio (@receitasdowill), Lu Ferreira (@LuFerreira) e Cleide Lifestyle (@CleideLifestyle).

Os criadores de conteúdo realizaram também visita guiada pelos principais espaços do Palácio da Inconfidência, como o Plenário, onde assistiram a um vídeo sobre o Parlamento mineiro. Conheceram ainda o estúdio da TV Assembleia e a Central de Transmissão em Tempo Real (CTTR) do Parlamento mineiro.

Segundo o produtor de conteúdo Lucas Zanandrez, do canal “Olá, Ciência!”, as redes sociais são um importante espaço para a política, mas a comunicação precisa ser “refinada”. Ele explica que as informações devem ser apresentadas de forma clara e mais aproximativa. “Como podemos tornar esses conteúdos mais caseiros?”, ingada Lucas, que acrescenta: “Temos que aproximar o dia a dia do trabalhador das pautas políticas”.

Já a produtora de conteúdo Lu Ferreira, conhecida como “A chata de Galocha”, disse que o nosso primeiro impulso quando desejamos nos informar é pegar o telefone, então, a política precisa marcar presença nas redes sociais. Mas ela pondera que é necessário ter muita responsabilidade ao ofertar os conteúdos e que a reputação de um canal é construída ao longo de anos de muito trabalho.

Reunião Especial - homenagem aos 20 anos do Google no Brasil
“Parabéns a todos que vem trabalhando ao longo desses 20 anos. Que essa história de sucesso continue inspirando também o poder público a inovar, dialogar e servir com eficiência e transparência. E que sigamos mostrando ao mundo essa inovação com sotaque brasileiro – e, porque não dizer, com um jeito mineiro de ser”
Tadeu Leite
Dep. Tadeu Leite
Presidente da ALMG

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Assembleia presta homenagem aos 20 anos da Google em Minas Gerais TV Assembleia
Visita de criadores de conteúdo mineiros ao presidente da ALMG

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine