Assembleia Legislativa comemora 20 anos da Google no Brasil
Trajetória da empresa na América Latina teve início em Belo Horizonte e projetou talento de profissionais mineiros para o mundo.
- Atualizado em 04/11/2025 - 12:37A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou, na noite desta segunda-feira (3/11/25), Reunião Especial de Plenário para celebrar os 20 anos da Google no Brasil. A homenagem atende a requerimento do presidente do Parlamento mineiro, deputado Tadeu Leite (MDB), que lembrou a contribuição da empresa para Minas Gerais, para o Brasil e para o mundo.
“Há 20 anos, o Google chegava ao Brasil com um propósito ousado: organizar as informações e torná-las universalmente acessíveis e úteis. O que parecia ser apenas um projeto tecnológico se revelou um verdadeiro fenômeno de democratização do conhecimento”, destacou Tadeu Leite.
O vice-presidente global de Engenharia para Buscas do Google, Bruno Possas, contou que a história da empresa no Brasil começou em Belo Horizonte, a partir de uma startup criada por alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Até hoje, temos o maior centro de engenharia da América Latina. O talento do time mineiro mereceu e merece reconhecimento internacional, especialmente no que se refere à tecnologia de buscas”, afirmou.
O presidente da ALMG entregou a placa comemorativa ao representante da empresa.
Participaram também da solenidade a líder de Políticas Públicas e Relações Governamentais do YouTube para Brasil e América Latina, Alana Rizzo; a 1ª vice-presidente da Assembleia, deputada Leninha (PT); o vice-Líder do Governo, deputado Bosco (Cidadania); o líder do Bloco Democracia e Luta, deputado Ulysses Gomes (PT); o assessor de Relações Institucionais da Polícia Militar de Minas Gerais, capitão Marcelo Pery Prata; o diretor do Escritório de Projetos da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado Diego Fabiano Alves; além de diretores e servidores da ALMG e criadores de conteúdo do YouTube e de outras redes sociais.
Placa de prata marca 100 mil inscritos no YouTube da ALMG
Antes da solenidade no Plenário, o presidente da ALMG, Tadeu Leite, recebeu dos executivos da Google placa de prata alusiva à marca de 100 mil inscritos no canal do YouTube da Assembleia de Minas. O gesto representa o reconhecimento da plataforma aos produtores de conteúdo bem-sucedidos.
O deputado se disse orgulhoso e agradeceu aos servidores envolvidos na produção e distribuição dos conteúdos pelo YouTube. “Estamos cumprindo nossa missão, que é aproximar a população mineira da Assembleia, sobretudo os cidadãos que estão no interior do Estado”, ressaltou Tadeu Leite.
Para o presidente, as redes sociais da Assembleia alcançarão ainda mais público. Ele afirma que a ALMG está diante de um enorme desafio, mas que o trabalho conjunto de parlamentares e servidores tornará possível a maior abrangência desses canais, levando a mais pessoas informações de interesse público e oportunidades de participação.
Segundo o vice-presidente global de Engenharia para Buscas do Google, Bruno Possas, o YouTube também está fazendo faz 20 anos este ano. “É uma ferramenta que permitiu a vários brasileiros se desenvolver pessoal e profissionalmente. O impacto direto gerado pelo YouTube no Brasil foi quase 5 bilhões do PIB em 2024”, afirmou.
O canal da Assembleia no YouTube foi criado em 2009. Foi a primeira rede social da instituição e já disponibilizou mais de 18 mil vídeos, totalizando quase 42 milhões de visualizações. Hoje é o 2º maior canal no ranking das Assembleias Legislativas. A transmissão das atividades legislativas ao vivo já somam três milhões de horas, o que propiciou significativo crescimento de usuários.
Para criadores de conteúdo a política precisa ocupar redes sociais
Participaram da cerimônia da entrega da placa de prata à ALMG, realizada no Salão Nobre, os youtubers mineiros Lucas Zanandrez (@olaciencia), Maxsuell Roger (@maxdicas), Will Procópio (@receitasdowill), Lu Ferreira (@LuFerreira) e Cleide Lifestyle (@CleideLifestyle).
Os criadores de conteúdo realizaram também visita guiada pelos principais espaços do Palácio da Inconfidência, como o Plenário, onde assistiram a um vídeo sobre o Parlamento mineiro. Conheceram ainda o estúdio da TV Assembleia e a Central de Transmissão em Tempo Real (CTTR) do Parlamento mineiro.
Segundo o produtor de conteúdo Lucas Zanandrez, do canal “Olá, Ciência!”, as redes sociais são um importante espaço para a política, mas a comunicação precisa ser “refinada”. Ele explica que as informações devem ser apresentadas de forma clara e mais aproximativa. “Como podemos tornar esses conteúdos mais caseiros?”, ingada Lucas, que acrescenta: “Temos que aproximar o dia a dia do trabalhador das pautas políticas”.
Já a produtora de conteúdo Lu Ferreira, conhecida como “A chata de Galocha”, disse que o nosso primeiro impulso quando desejamos nos informar é pegar o telefone, então, a política precisa marcar presença nas redes sociais. Mas ela pondera que é necessário ter muita responsabilidade ao ofertar os conteúdos e que a reputação de um canal é construída ao longo de anos de muito trabalho.
