ALMG renova convênio e dá continuidade a Feira da Agricultura Familiar
Nesta quinta-feira (8), haverá cerimônia de assinatura do convênio e a exposição de 25 produtores no Espaço Democrático.
- Atualizado em 07/05/2025 - 12:23A Feira da Agricultura Familiar permanece na Assembleia. Nesta quinta-feira (8/5/24), às 11 horas, o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), e o diretor-presidente da Emater, Otávio Martins Maia, vão assinar o aditivo ao convênio de cooperação mútua, que estabelece a realização de uma edição mensal no Legislativo Mineiro pelos próximos 24 meses.
No mesmo dia, a feira será realizada das 8 às 14h30 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. Haverá apresentação musical de Petrônio Neves, entre 11h30 e 14 horas, e a participação de 25 produtores vindos de diversos municípios mineiros.
Serão comercializados mel e produtos apícolas, quitandas, temperos e antepastos, molhos, geleias, doces, charcutaria, derivados de carne de porco, queijos, tilápia e seus subprodutos, cachaça, café, hortaliças, entre outros.
Os municípios participantes desta edição são: Acaiaca, Belo Horizonte, Betim, Congonhas, Contagem, Córrego Fundo, Datas, Felixlândia, Formiga, Imbé de Minas, Itatiaiuçu, Leme do Prado, Moeda, Piedade dos Gerais, Ribeirão das Neves, Sabará.
A primeira assinatura do convênio da ALMG com a Emater foi em maio de 2023, quando a feira passou a ser mensal, tradicionalmente na primeira quinta-feira do mês.
Feira movimenta a economia
De acordo com a Emater, entre 2018 e 2025, foram realizadas 30 edições da feira na Assembleia, com a participação de 105 produtores.
Ainda segundo a empresa, cada edição possibilitou a exposição de 25 produtores. O valor médio de vendas em cada uma das edições realizada no período foi de R$ 25.620 reais, o que totaliza uma movimentação de quase 800 mil reais.
A Feira da Agricultura Familiar promove a diversidade da produção agropecuária e não-agropecuária, com destaque para produtos especiais da agricultura familiar e artesanato. Também impulsiona a economia local, valoriza a cultura, a arte e a agroeconomia do Estado de Minas Gerais

