Notícias

ALMG homenageia associação de criadores do cavalo campolina 

Entidade completou 74 anos de existência; Reunião Especial de Plenário vai ocorrer às 10 horas nesta sexta (14).

Imagem

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza Reunião Especial de Plenário, nesta sexta-feira (14/11/25), para homenagear a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina (ABCCC) pelos 74 anos de sua criação. A atividade, às 10 horas, foi solicitada pela deputada Lud Falcão (Pode).

Conforme site da associação, a entidade foi fundada em 1951, com sede em Belo Horizonte, tendo como primeiro presidente o criador Bolivar de Andrade, da Fazenda Campo Grande, situada em Passa Tempo (Centro-Oeste de Minas).

Botão

No requerimento para a reunião, a parlamentar enfatizou a importância do cavalo campolina. “Nasceu em Minas Gerais e se tornou, ao longo das décadas, muito mais do que uma raça, um verdadeiro patrimônio do nosso Estado e do País”, disse Lud Falcão.

Ainda segundo a parlamentar, no requerimento, a criação da Academia Brasileira dos Criadores de Cavalo Campolina, em setembro de 2010, durante a XXX Semana Nacional do Cavalo Campolina, representa um marco na história da associação.

Citação

A ABCCC preserva documentos, organiza acervos, promove encontros e incentiva o diálogo entre gerações de criadores de cavalos.

Campolina Grande Marchador
“Ao homenagear a ABCC, a Assembleia presta reconhecimento a entidade e também exalta a grandeza do agro mineiro. O campolina movimenta a economia, fortalece o turismo rural, dá visibilidade à nossa cultura e reforça o protagonismo de Minas Gerais na produção agropecuária nacional.”
Lud Falcão
Dep. Lud Falcão

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine