ALMG homenageia Minas Tênis Clube por seus 90 anos
Hoje com cinco unidades, história do clube está ligada à da Capital e será celebrada com Reunião Especial do Plenário nesta quinta (18), às 19 horas.
Os 90 anos do Minas Tênis Clube serão comemorados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com uma Reunião Especial no Plenário nesta quinta-feira (18/9/25), às 19 horas. O requerimento pela homenagem ao clube é de autoria do presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins (MDB), e do deputado Doorgal Andrada (PRD), e destaca a importância do clube para o Estado e para o esporte no País.
Referência nacional e parte da história de Belo Horizonte, o Minas Tênis Clube (MTC) tem hoje mais de 80 mil associados e cinco unidades, sendo duas urbanas, os Minas I e II; uma campestre, o Minas Country; e o Minas Náutico, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Com trajetória ligada à da Capital, a primeira unidade do MTC foi inaugurada em novembro de 1935, no coração do bairro de Lourdes, onde há duas edificações tombadas pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Belo Horizonte: a sede social e o Prédio do Relógio, este podendo ser visto da rua, pelo muro e janelas de vidros que hoje circundam o Minas I após sua modernização.
Conforme destaca o requerimento pela homenagem, o clube equilibra tradição e modernidade, se inspirando em exemplos do passado e no dinamismo do presente para evoluir sempre, tendo como norte a prestação de serviços de excelência aos sócios; o fomento ao esporte, aliando a busca pelo alto rendimento à educação cidadã de crianças e jovens; e a disseminação da cultura, democratizando o acesso de todos os segmentos da população a programações de qualidade.
Hoje dotado de um Centro Cultural aberto ao público em geral, o complexo cultural do MTC conta com um teatro para 612 pessoas, centro de memória, duas salas multimeios, galeria de arte, café cultural, biblioteca, espaço expositivo e duas salas de cinema.
Referência em talentos esportivos
No esporte, são hoje mil atletas vinculados ao clube, estando 900 em formação, no que torna, o Minas referência no País na revelação de talentos, colecionando títulos nacionais e internacionais, na base e na ponta, além de destinar atletas a seleções brasileiras de todas as categorias, nas nove modalidades que mantém: basquete masculino, futsal, ginástica artística, ginástica de trampolim, judô, natação, tênis, vôlei feminino e masculino.
Na área de lazer, além de torneios internos e festas o clube desenvolve programas de recreação segmentados por faixas etárias diversas, durante o ano inteiro, com destaque para as atividades infantis e para os adolescentes, além do Programa Cabeça de Prata, sucesso da área de entretenimento, específico para associados acima de 60 anos.
São oferecidas, atualmente, 25 modalidades de cursos de formação esportiva e artística e da Academia do Minas, que contam com mais de 20 mil alunos de todas as faixas etárias. Por meio do Programa Acompanhamento Escolar, criado em 1997, o Minas disponibiliza, sem ônus para os sócios, atendimento didático-pedagógico aos sócios alunos da educação infantil e do ensino Fundamental, na realização de atividades escolares.
