ALMG celebra os 30 anos da Escola de Contas do TCE
Homenagem foi solicitada pelo presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite (MDB).
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) celebrou, na noite desta segunda-feira (5/8/24), em Reunião Especial de Plenário, os 30 anos da Escola de Contas do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE/MG).
A homenagem foi solicitada pelo presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite (MDB). Primeira instituição do tipo no País, a Escola de Contas foi inaugurada em 1994, sendo batizada de Pedro Aleixo, 2 anos depois, em homenagem ao advogado, político e professor mineiro.
O presidente do TCE/MG, conselheiro Gilberto Diniz, agradeceu a homenagem e destacou o trabalho desenvolvido pela escola. “É motivo de orgulho constatar o sólido trabalho da Escola Professor Pedro Aleixo”, afirmou.
Gilberto Diniz ressaltou a importância da escola para a capacitação de seus membros e servidores, contribuindo para a melhoria do seu desempenho e, com isso, para a prestação de um serviço de alta qualidade pelo Tribunal de Contas.
Ele falou sobre a importância do Poder Legislativo, por meio da parceria entre Assembleia e Tribunal de Contas, para a defesa da democracia, controle externo da gestão pública e a defesa dos interesses públicos.
Escola garante a qualificação dos servidores
O presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite, também destacou que o controle externo das contas públicas é uma atividade fundamental para a democracia.
Ele falou sobre o trabalho de destaque desenvolvido pelo TCE e apontou que a qualidade técnica do seu corpo de servidores está diretamente relacionada aos cursos de formação e capacitação oferecidos pela escola.
Para o parlamentar, o papel orientador da Escola de Contas é fundamental para viabilizar o exercício das funções do TCE/MG com qualidade.
Aprimoramento
Com o objetivo de constante aprimoramento dos serviços prestados pelo TCE/MG, a Escola Pedro Aleixo é voltada, em especial, para a formação continuada de seus servidores.
Para tanto, são oferecidos cursos de pós-graduação lato sensu e de mestrado profissional (stricto sensu). As atividades são desenvolvidas juntamente com reconhecidas instituições de ensino superior do Estado.
Também são ofertados cursos gratuitos de capacitação de curta duração, nas modalidades a distância e presencial, tanto para servidores efetivos, colaboradores e jurisdicionados, quanto para o público em geral.
