PL PROJETO DE LEI 4116/2025
Projeto de Lei nº 4.116/2025
Reconhece como de relevante interesse cultural do Estado o Clube Atlético Mineiro.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica reconhecido como de relevante interesse cultural do Estado, nos termos da Lei nº 24.219, de 15 de julho de 2022, o Clube Atlético Mineiro.
Art. 2º – O reconhecimento de que trata esta lei, conforme disposto na Lei nº 24.219, de 2022, tem por objetivo valorizar bens, expressões e manifestações culturais dos diferentes grupos formadores da sociedade mineira.
Art. 3º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 29 de julho de 2025.
João Vítor Xavier (Cidadania), 3º-secretário.
Justificação: O futebol e seus clubes despertam paixões e moldam a história de um povo, bem como reforçam a identidade de uma comunidade, região ou até mesmo do País. O futebol no Brasil não é apenas um esporte, mas sim um fenômeno social e cultural que permeia diversas esferas da vida. Os clubes de futebol, com suas histórias, tradições e torcidas, se tornam símbolos de identidade para seus membros e para a comunidade em geral. Assim, o futebol transcende o esporte e se torna uma parte fundamental da identidade e cultura nacionais.
O Clube Atlético Mineiro foi fundado em 25 de março de 1908, por estudantes reunidos no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte e é uma das maiores agremiações esportivas do Brasil, e uma das maiores e mais tradicionais do Estado de Minas Gerais. O Galo, como também é conhecido, é um dos maiores vencedores do futebol brasileiro e sul-americano na atualidade, com dezesseis títulos oficiais nos últimos quatorze anos, sendo dois internacionais, quatro nacionais e dez regionais.
Principais títulos do Atlético: Supercopa do Brasil (2022); Campeonato Brasileiro (1937, 1971 2021); Copa do Brasil (2014, 2021); Recopa Sul-Americana (2014); Copa Libertadores (2013); Copa Conmebol (1992 e 1997); 50 vezes Campeão Mineiro.
O Atlético também é reconhecido pela força de sua apaixonada torcida, chamada de a “Massa Atleticana”. Com mais de 9 milhões de fãs, a torcida do Galo é um grande patrimônio do Clube.
O seu símbolo é o Galo, mascote oficial que se tornou sinônimo do Clube e que simboliza a bravura com que o time joga.
“O Atlético sempre foi um time de raça. Mais parece um Galo de briga, que nunca se entrega”. Frase do chargista Fernando Pieruccetti, o “Mangabeira”, um dos popularizadores do mascote atleticano.
Em 2023, o Galo iniciou uma nova era com a inauguração da moderna Arena MRV, com capacidade para quarenta e seis mil torcedores, que apresenta diversos aspectos inovadores de sustentabilidade, inclusão e tecnologia.
O reconhecimento do Clube Atlético Mineiro como de relevante interesse cultural é medida justa para a valorização e preservação deste bem cultural devido à sua longa história, importância para a comunidade e impacto na identidade local e nacional, sendo símbolo cultural para os mineiros e seus torcedores cujas tradições e rituais são transmitidos de geração em geração, criando uma memória coletiva e um senso de continuidade.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça e de Cultura para parecer, nos termos do art. 188, c/c o art. 102, do Regimento Interno.