PL PROJETO DE LEI 3663/2025
Projeto de Lei nº 3.663/2025
Institui o Dia Estadual dos Legendários.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica instituído o Dia Estadual dos Legendários, a ser celebrado anualmente no dia 23 de julho.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 16 de abril de 2025.
Enes Cândido (Republicanos), vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.
Justificação: O Legendários é um movimento cristão internacional fundado na Guatemala, em 23 de julho de 2015, com a missão de transformar homens, famílias e comunidades por meio de experiências que os levam a descobrir a melhor versão de si mesmos e seu potencial inexplorado. O movimento objetiva promover a superação, o autoconhecimento e a transformação de pessoas através da fé, enfatizando valores como amor, honra e unidade.
No mundo, já são mais de 50 mil legendários em 13 países. No Brasil, o movimento iniciou em 2018 e hoje está presente em pelo menos dez estados, contando com mais de 10.000 legendários.
Em Minas Gerais, o movimento tem crescido significativamente, congregando homens que participam de eventos e encontros regulares onde são cultivados os ensinamentos cristãos.
Uma das atividades emblemáticas do movimento em Minas Gerais são as caminhadas e subidas de montanhas, que simbolizam a jornada de desenvolvimento pessoal e espiritual dos participantes. Esses eventos incentivam os homens a se tornarem melhores versões de si mesmos, fortalecendo valores como integridade, responsabilidade e compromisso.
Durante situações críticas, os Legendários mineiros se organizam para prestar ajuda e solidariedade às pessoas necessitadas. Em 2020, estiveram presentes nas enchentes de Belo Horizonte e Raposos, que provocaram muitos estragos. Em 2024, se reuniram para prestar socorro aos cidadãos atingidos pela tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul.
O impacto do Legendários no estado foi reconhecido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que realizou uma Reunião Especial em outubro de 2024 para homenagear o movimento. Durante a cerimônia, destacou-se a contribuição do Legendários na transformação pessoal de seus membros e na promoção de valores positivos na sociedade.
Com esta data comemorativa, queremos valorizar o movimento Legendários no Estado, que tanto contribui para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Assim sendo, peço apoio dos nobres pares na aprovação desse projeto de lei.
– Publicado, vai o projeto à Comissão de Justiça e de Cultura para parecer, nos termos do art. 190, c/c o art. 102, do Regimento Interno.