PL PROJETO DE LEI 3444/2025
Projeto de Lei nº 3.444/2025
Reconhece com de relevante interesse cultural do Estado de Minas Gerais, o Bloco Paraíso dos Moralistas, do Município de Sabará.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica reconhecida como de relevante interesse cultural do Estado, nos termos da Lei nº 24.219, de 15 de julho de 2022, o Bloco Paraíso dos Moralistas, do Município de Sabará.
Art. 2º – O reconhecimento de que trata esta lei, conforme dispõe o art. 2º da Lei nº 24.219, de 2022, tem por objetivo valorizar bens, expressões e manifestações culturais dos diferentes grupos formadores da sociedade mineira.
Art. 3º – Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.
Sala das Reuniões, 7 de março de 2025.
Professor Cleiton (PV), presidente da Comissão de Cultura.
Justificação: O mais antigo e tradicional Bloco Caricato de Sabará, completa 75 anos de belas histórias, irreverência e muita alegria.
Em 1949 quatro amigos colegas de futebol, farra e boa conversa, reunidos no bar que existia no Teatro e sentindo falta de mais alegria no carnaval de Sabará decidiram fundar o primeiro bloco caricato da cidade. Para o bloco, escolheram o nome “Bloco dos Tarados”, imediatamente indeferido pelo delegado à época, o conhecido Capitão Agostinho, ao argumento de que Sabará era muito tradicional e católica. Em nova reunião foi escolhido, ironicamente, o nome de Paraíso dos Moralistas que foi autorizado pelo Delegado. No documento de autorização o Delegado frisou que não seria permitida a participação de pessoas bêbadas!
Caracterizado pela irreverência, criatividade, improvisação e ao som de instrumentos artesanais feitos de lata de carbureto que até hoje existem, e tamborins de couro de boi, o bloco desfilou pela cidade com ternos listrados, máscaras, fantasias de mulher e políticos. Depois vieram os Bonecões.
O Estandarte tem uma garrafa de pinga com o nome “Segura o Tombo”, um saca-rolhas, um surdinho e data de fundação.
Com a adesão de novos colaboradores, integrantes, instrumentos de sopro e puxadores de samba, o bloco precisou de um carrinho que pudesse levar o som aos foliões.
Quando o Bloco completou 50 anos, um tradicional compositor da cidade o sr. Roberto Nazaré, criou um hino para o Bloco que é pura alegria e é cantado em toda cidade por todas as gerações.
O Bloco tradicionalmente sai todo domingo e terça-feira de carnaval, atualmente sua concentração é atrás do Chafariz do Kaquende um dos monumentos mais importantes da cidade.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça e de Cultura para parecer, nos termos do art. 188, c/c o art. 102, do Regimento Interno.