RQN REQUERIMENTO NUMERADO 11227/2025
Requerimento nº 11.227/2025
Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais:
O deputado que este subscreve requer a V. Exa., nos termos do art. 103, III, “a”, do Regimento Interno, seja encaminhado ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais – DER-MG – pedido de providências para o asfaltamento da LMG-726, Rodovia Prefeito Natal José Fernandes, em Presidente Olegário.
Sala das Reuniões, 30 de abril de 2025.
Elismar Prado (PSD), vice-presidente da Comissão Extraordinária de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer e vice-líder do Bloco Minas em Frente.
Justificação: Trata-se de demanda da população de Presidente Olegário, que nos foi comunicada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Branco Teodoro, relativa ao asfaltamento da LMG-726 que liga a sede de Presidente Olegário ao Distrito de Galena e outras localidades.
Apesar de não pavimentada, a rodovia é de grande circulação e faz a ligação com a BR-365, os distritos de Galena, Andrequicé, Barreiro dos Veados e outras localidades, servindo de via de escoamento para a produção agrícola e rota para os romeiros da Festa de Nossa Sra. da Abadia. Durante os períodos chuvosos há vários pontos intransitáveis, conforme exemplificam notícias de janeiro deste ano (https://ponoticias.com.br/internautas-mostram-situacao-precaria-da-rodovia-lmg-726-na-serra-da-ema/).
As promessas de asfaltamento são antigas, assim como a esperança da população, sendo feitas novas promessas este ano, em fevereiro, quando da visita do Vice-governador do Estado. Registra-se que os estudos e projetos já existem, tornando mais urgente o início dos trabalhos, em especial no trecho entre a sede do Município e o Distrito de Galena.
Desse modo, em razão dos transtornos e prejuízos causados à população, requeremos sejam tomadas as medidas cabíveis, aproveitando-se do fim do período chuvoso, para que, em tempo do próximo, não sejam repetidos os prejuízos à população, bem como permitindo o desenvolvimento social e econômico da região.