RQN REQUERIMENTO NUMERADO 2035/2023
Requerimento nº 2.035/2023
Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais:
As deputadas e os deputados que este subscrevem requerem a V. Exa., nos termos do art. 103, III, “a”, do Regimento Interno, seja encaminhado a Federação Internacional de Futebol – Fifa – e a Confederação Brasileira de Futebol – CBF –, no Rio de Janeiro (RJ), pedido de providências para que tomem medidas urgentes diante do caso de racismo sofrido pelo jogador Vinícius Junior do Real Madrid, durante a partida contra o Valencia, na Espanha, no último domingo (21/5/2023).
A Fifa, como a maior autoridade do futebol mundial, tem o dever de agir e mostrar que não tolerará atos de racismo em suas competições. É necessário implementar medidas mais rigorosas, como punições exemplares, para que os culpados sejam responsabilizados e para que seja dado um basta a essa prática desumana.
Este incidente não é isolado. Infelizmente, casos de racismo têm sido recorrentes nos campos no Brasil, no Campeonato Espanhol, e em outras competições ao redor do mundo. É uma triste realidade que necessita de ações imediatas e contundentes por parte das entidades responsáveis pelo futebol.
Vamos lutar juntos contra o racismo no futebol e em nossa sociedade como um todo. É hora de dizer basta e mostrar que a nossa nação é diversa, inclusiva e igualitária. Que o talento de jogadores como Vini Junior seja exaltado e aplaudido, e que o preconceito e a intolerância sejam banidos dos campos do futebol e da vida cotidiana.
Reiteramos, portanto, o nosso repúdio a todos os atos racistas no futebol e minha solicitação à Fifa e a CBF para que tomem providências energéticas e efetivas em relação a esses episódios recorrentes. Acredito que, juntos, podemos fazer do futebol um espaço de inclusão e respeito, onde todos podem jogar e torcer sem o peso do preconceito..
Sala das Reuniões, 23 de maio de 2023.
Bosco, vice-líder do Governo, ouvidor e vice-presidente da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia (Cidadania) – Ana Paula Siqueira (Rede) – Betão (PT) – Bruno Engler (PL) – Celinho Sintrocel (PCdoB) – Chiara Biondini (PP) – Cristiano Silveira (PT) – Doutor Jean Freire (PT) – Dr. Maurício (Novo) – Duarte Bechir (PSD) – Enes Cândido (PP) – Fábio Avelar (Avante) – Ione Pinheiro (União) – João Vítor Xavier (Cidadania) – Leleco Pimentel (PT) – Leninha (PT) – Lucas Lasmar (Rede) – Luizinho (PT) – Mauro Tramonte (Republicanos) – Professor Cleiton (PV) – Ricardo Campos (PT) – Ulysses Gomes (PT) – Vitório Júnior (PP).