PL PROJETO DE LEI 1868/2023
Projeto de Lei nº 1.868/2023
Institui o dia 18 de janeiro, data do aniversário do humorista Zacarias, como dia estadual da comédia.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica instituído, no âmbito do Estado, o dia 18 de janeiro, data do aniversário do humorista Zacarias, como dia estadual da comédia.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Sala das Reuniões, 11 de dezembro de 2023.
Douglas Melo, vice-líder do Governo e vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (PSD).
Justificação: Mauro Faccio Gonçalves nasceu em Sete Lagoas no dia 18 de janeiro de 1934. Cresceu em uma família humilde, com 11 irmãos, tendo que trabalhar desde cedo para ajudar em casa. Mauro trabalhou como vendedor de sapatos e em uma fábrica de café em sua cidade natal, e por lá, teve seu primeiro contato com o mundo artístico, ao estrear em um programa da Rádio Cultura. No programa, Mauro encantou a todos, por fazer inúmeras vozes e sons de animais.
Em 1957, Mauro mudou-se para Belo Horizonte, onde tentou estudar arquitetura e trabalhou como bancário. Porém, as dificuldades financeiras da época impediram que ele seguisse o sonho de se tornar arquiteto. Em Belo Horizonte, ele trabalhou na Rádio Inconfidência, fazendo três programas. Fez sua estreia na televisão na TV Itacolomi, no programa Tribunal dos Calouros.
Em 1957, mudou-se para o Rio de Janeiro para trabalhar na televisão, estreando pela emissora TV Excelsior e posteriormente na Rede Record, para fazer parte do elenco da Praça da Alegria e de Os Insociáveis. Sua ascensão veio no ano de 1976, quando, por convite de Renato Aragão, entrou no grupo Os Trapalhões, onde obteve seu máximo sucesso, e passou a protagonizar o personagem que o deixaria conhecido em todo Brasil, o lendário Zacarias.
Com Os Trapalhões e o personagem Zacarias, Mauro participou de inúmeros filmes que foram sucesso de bilheteria no Brasil. Assim, compôs peça fundamental no coro original do grupo e ficou na história da televisão brasileira como um dos maiores comediantes de todos os tempos.
Em 1990, em decorrência de uma insuficiência respiratória, Mauro faleceu, aos 56 anos, e foi enterrado em sua cidade natal.
É inegável a contribuição do ator Mauro Faccio Gonçalves na história e na cultura de Minas Gerais, assim como também é inegável que sua trajetória honra nosso estado, por conta da sua carreira, de seu talento e de sua alegria.
A instituição do Dia Estadual da Comédia ajudaria a preservar a memória de Mauro e a cultura mineira. Nesse sentido, a iniciativa, que nada mais é do que o reconhecimento do grande artista que ele foi, levando alegria para o Brasil, reconhece que ele está vivo na memória do povo até os dias atuais.
Pela importância de Mauro Faccio Gonçalves e do personagem Zacarias para a cultura e a história da região de Sete Lagoas, Minas Gerais e todo Brasil, conto com o apoio dos meus nobres pares para aprovação deste projeto.
– Publicado, vai o projeto à Comissão de Justiça e de Cultura para parecer, nos termos do art. 190, c/c o art. 102, do Regimento Interno.