PL PROJETO DE LEI 1308/2023
Projeto de Lei nº 1.308/2023
Dá denominação à estrada de terra de Rio Pardo de Minas até a Rodovia 635, entre Mato Verde e Santo Antônio do Retiro.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica denominada Maria Raimunda de Faria Costa a estrada de terra de Rio Pardo de Minas até a Rodovia 635, entre Mato Verde e Santo Antônio do Retiro.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 31 de agosto de 2023.
Arlen Santiago (Avante)
Justificação: Maria Raimunda de Faria Costa foi prefeita do Município de Rio Pardo de Minas por dois mandatos e teve três filhos como herdeiros na política. Dois deles foram eleitos prefeitos de municípios que se emanciparam de Rio Pardo de Minas: Virgílio Tácito Penalva, em Vargem Grande do Rio Pardo; e Marcus Costa, em Indaiabira. Outro filho dela, Tácito Júnior, foi eleito vice-prefeito de Rio Pardo de Minas.
“Ela foi uma guerreira. Cuidou de um município em uma época em que as mulheres ainda não tinham expressão na política”, afirma Virgílio Tácito.
A ex-prefeita exercia uma forte liderança política na região de Rio Pardo de Minas, com grande influência, sobretudo, junto à população de baixa renda e aos moradores da zona rural.
A casa dela, no centro de Rio Pardo, era sempre procurada pelos moradores, independentemente se dona Raimunda ou alguém do seu grupo politico estivesse à frente da prefeitura ou não.
“Dona Raimunda, mulher guerreira, caridosa, valente, destemida. Seu coração era enorme, com sua casa para acolher a todos. Era mãe dos pobres. Recebia todos com alegria”, diz a mensagem divulgada pela família.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Transporte, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.