RQN REQUERIMENTO NUMERADO 7230/2021
Requerimento nº 7.230/2021
Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais:
O deputado que este subscreve requer, nos termos do art. 103, III, “b”, do Regimento Interno, seja formulada manifestação de pesar pelo falecimento de Charles Lotfi.
Requer ainda seja dada ciência dessa manifestação à Olga Maria Lotfi, à Sílvia Rosa Lotfi e ao Miguel Tadeu Lotfi na Avenida do Contorno, n.º 5.445, apto 502, Bairro Cruzeiro. CEP 30.110-035.
Sala das Reuniões, 11 de janeiro de 2021.
Gustavo Mitre (PSC)
Justificação: “A ação diplomática de Charles Lotfi em favor do Líbano e, ao mesmo tempo, sua dedicação à missão de agregar libaneses e seus descendentes em território brasileiro é, sem dúvida, uma das maiores referências que nos deixa. Daí minha convicção quando lhe atribuo o título, embora inexistente oficialmente, de nosso único e insubstituível Embaixador Honorário da República do Líbano no Brasil”.
Com estas palavras o Sr. José Osvaldo Guimarães Lasmar, exalta o amigo Dr. Charles Lotfi, falecido em 21/12/2020, aos 91 anos.
Inclusive, meu Pai, Dr. Décio Carvalho Mitre, ao lamentar a perda do amigo que fizera na época da Associação Comercial, destaca o quanto ele era admirado e respeitado por toda a sociedade Mineira.
Tanto é que seus familiares, amigos e representantes de entidades ligadas a ele, destacam suas melhores qualidades: “homem talentoso, visionário, diferenciado, fiel, inteligente, participativo, dedicado à causa Libanesa, amigo, líder nato e respeitado, de diálogo fácil, disposto a ajudar, defensor empenhado da educação e da cultura, gentil, ético...”.
Nascido em 1929, na cidade de Corumbá – MS, Dr. Lotfi mudou-se com seus pais para o Líbano, quando tinha 10 anos. Lá cresceu e concluiu o bacharelado em línguas estrangeiras e literatura francesa, aprendendo três novos idiomas: árabe, francês e inglês.
De volta ao Brasil, casado e com 3 filhos, passou a residir em Belo Horizonte, onde viveu até seu óbito em 2020.
Aqui, tornou-se diretor da Associação Comercial de Minas (ACMinas) no período de 1975 até 1993, quando se tornou seu diretor-emérito.
Em 1981, fundou e presidiu a Federação das Entidades Líbano Brasileiras (hoje, Confederação), entidade voltada para a promoção da paz do Líbano, exercendo a sua presidência até 2010. Foi, ainda, presidente da Fuliban (Fundação Libanesa de Minas Gerais), Presidente da Associação Comercial de Minas Gerais.
O Dr. Charles Lotfi era muito respeitado e influente, tendo recebido, dentre outras, as seguintes premiações: medalha da Ordem Nacional do Cedro; medalha do governo do Líbano; medalha da Ordem do Rio Branco, do Governo brasileiro; e da Medalha da Inconfidência, do Governo do Estado de Minas Gerais.
Como forma de reconhecimento pelos bons trabalhos realizados em prol da sociedade, Dr. Lotfi recebeu, ainda, os Títulos de Cidadão Honorário de Belo Horizonte e de Minas Gerais.
Por esses motivos, apresentamos esta singela homenagem de reconhecimento ao Dr. Charles Lotfi e compartilhamos o pesar pelo seu falecimento com seus familiares, amigos, e com a comunidade libanesa no Brasil.
Dr. Charles Lotfi era viúvo da Sra. Claudette e deixa os filhos Olga Maria Lotfi, Sílvia Rosa Lotfi e Miguel Tadeu Lotfi.