PL PROJETO DE LEI 3240/2021
Projeto de Lei nº 3.240/2021
Confere ao Município de Extrema o título de “Portal de Desenvolvimento de Minas Gerais”.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica concedido ao Município de Extrema o título de “Portal de Desenvolvimento de Minas Gerais”.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 19 de outubro de 2021.
Betinho Pinto Coelho, vice-líder do Bloco Deputado Luiz Humberto Carneiro (Solidariedade) – Dalmo Ribeiro Silva, Vice-Líder do Governo (PSDB).
Justificação: Nas últimas décadas o município de Extrema, limítrofe de Minas Gerais ao Sul, com o Estado de São Paulo, notabilizou por se tornar um dos municípios brasileiros que mais se desenvolveu tanto econômica, como socialmente.
Esta realidade está ancorada na elevada visão e espírito empreendedor de sua laboriosa gente e fundada nas exemplares gestões públicas do município, simbolizadas e reconhecidas em dois jovens médicos paranaenses, que fixando residência e serviços profissionais, escolheram Extrema como sua outra terra natal. Trata-se de Dr. Luiz Carlos Bergamin e Dr. Sebastião Antônio Camargo Rossi, amigos e parceiros permanentes, com suas natas lideranças, exerceram, juntos, 7 mandatos de prefeito, dos quais 5 exercidos pelo “Dr. Berga”, com apoio incondicional do Dr. Sebastião, à frente de 2 outros também marcantes mandatos, perfazendo um total de 28 anos de profícuas gestões.
Extrema como paradigma de gestões públicas harmoniosas com a Câmara Municipal e relevante exemplo a ser seguido Brasil afora, se faz merecedora do reconhecimento público e da certificação de Portal de Desenvolvimento de Minas Gerais.
Exemplo desta vocação está no recente anúncio pelo Governo de Minas Gerais da instalação do terceiro maior centro logístico do país, o BWP Business Park, em Extrema. A iniciativa vai movimentar R$ 750 milhões e gerar 6,5 mil empregos diretos.
Conforme o governo, serão estabelecidos dois parques logísticos de e-commerce, somando oito galpões construídos em 400 mil metros de Área Bruta Locável – ABL –, o correspondente a 38 campos de futebol.
Os dois condomínios que vão abrigar os empreendimentos estão em fase de construção. O primeiro galpão do projeto 1 será entregue ainda neste mês e os galpões do projeto 2, até meados de 2022. O protocolo de formalização do investimento foi assinado e o projeto segue em implantação por meio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais – Indi.
Extrema lidera a geração de empregos em 2021 no Sul de Minas, com mais de 3,6 mil vagas formais de emprego geradas.
Diante do exposto contamos com o apoio dos pares para a aprovação do reconhecimento de Extrema como “Portal de Desenvolvimento de Minas Gerais”.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça e de Desenvolvimento Econômico para parecer, nos termos do art. 188, c/c o art. 102, do Regimento Interno.