PL PROJETO DE LEI 2479/2021
Projeto de Lei nº 2.479/2021
Dá a denominação de Fabrício Torres Sampaio o Rodoanel de Belo Horizonte e da outras providencias.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica denominada Fabrício Torres Sampaio o Rodoanel de Belo Horizonte.
Art. 2º – O trecho que trata o artigo 1° se dará pelas alças Norte que ligará a BR-381 na saída para Governador Valadares à LMG-806, em Ribeirão das Neves, e pela alça Sul que irá conectar a LMG-806 à BR-381 na saída para São Paulo, essa saída será ligada à MG-040 na região de Ibirité pela Alça Sudoeste bem como a Alça Sul vai ligar a MG-040 em Ibirité à BR-040, na saída para o Rio de Janeiro.
Art. 3º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 18 de fevereiro de 2021.
Arlen Santiago (PTB)
Justificação: O projeto do Rodoanel Metropolitano é formado por quatro alças com pouco mais de 100 km de extensão. Ele será o entroncamento entre três rodovias importantes que passam pela região metropolitana: a BR-381, a BR-040 e a BR-262.
A Alça Norte ligará a BR-381 na saída para Governador Valadares à LMG-806, em Ribeirão das Neves. A Alça Sul vai conectar a LMG-806 à BR-381 na saída para São Paulo. Essa saída será ligada à MG-040 na região de Ibirité pela Alça Sudoeste. Por fim, a Alça Sul vai ligar a MG-040 em Ibirité à BR-040, na saída para o Rio de Janeiro.
Atualmente, com obra prevista, será feito o novo Rodoanel em Belo Horizonte, o objetivo do trecho é desviar um fluxo de aproximadamente 4.000 veículos pesados da área urbana de Belo Horizonte, permitindo uma maior segregação entre veículos de carga e veículos leves.
Com a denominação proposta, fazemos uma justa homenagem, formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fabrício teve longa carreira na Secretaria De Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).
Ele chegou a ser nomeado secretário titular da pasta em 2014, quando Alberto Pinto Coelho Júnior sucedeu a Antônio Anastasia no governo de Minas. Também foi secretário-adjunto da Setop.
No DER-MG, Fabrício iniciou a carreira em 1972. Também foi chefe dos escritórios especiais de obras de Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha, e Belo Horizonte.
Foi, ainda, chefe da Assessoria de Planejamento e Coordenação, assessor técnico do diretor-geral, vice-diretor-geral e diretor de Operação de Vias.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Transporte, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.