RQN REQUERIMENTO NUMERADO 5552/2020
Requerimento nº 5.552/2020
Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais:
O deputado que este subscreve requer a V. Exa., nos termos do art. 103, III, “a”, do Regimento Interno, seja encaminhado à Caixa Econômica Federal – CEF pedido de providências para que seja ampliada a parceria com os demais bancos, casas lotéricas e agências dos Correios, descentralizando assim, o pagamento à toda a população beneficiária do auxílio emergencial, no valor de R$600,00 reais, colaborando para evitar aglomeração das pessoas nas agências da Caixa. A descentralização dos pagamentos facilitará o acesso das pessoas a receberem seu benefício e reduz a exposição dos trabalhadores bancários ao contágio pelo Corona vírus.
A situação dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal é preocupante pela precariedade em que executam seu trabalho. Conforme denúncia do Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora, muitos estão extenuados, com longas jornadas de trabalho, por isso apresentam exaustão física e psíquica, em situação de risco iminente, neste momento de pagamento do benefício de R$600,00 destinados aos trabalhadores autônomos para enfrentamento da pandemia.
A situação em Minas Gerais é reflexo da falta de sensibilidade do governo federal e da direção da Caixa Econômica Federal em atender de maneira digna e segura a população mais vulnerável do nosso país, e, ao mesmo tempo protegendo os trabalhadores bancários.
Sobre o cadastramento se faz necessário acionar as prefeituras para colaborarem neste processo uma vez que a população tem enfrentado muitas dificuldades e empecilhos para realizar este cadastramento pelos aplicativos da Caixa e receber o benefício.
Sala das Reuniões, 4 de maio de 2020.
Betão, Vice-Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia (PT).