RQN REQUERIMENTO NUMERADO 6407/2017
Requerimento nº 6.407/2017
Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais:
O deputado que este subscreve requer, nos termos do art. 103, III, “c”, do Regimento Interno, seja formulado voto de congratulações com a comunidade de Lagamar pelo 55º aniversário desse Município, celebrado no dia 1º de março.
Requer ainda seja dada ciência dessa manifestação ao prefeito, José Alves Filho, na Praça Magalhães Pinto, 68, Centro, Lagamar, CEP 38785-000, e ao Sr. Márcio Antônio Pereira, presidente da Câmara Municipal, na Rua Amazonas, 122, Centro, Lagamar, CEP 38.785000.
Sala das Reuniões, 9 de fevereiro de 2017.
Deputado Bosco (PTdoB), vice-líder do Governo, presidente da Comissão de Cultura.
Justificação: As primeiras notícias acerca das terras em que hoje se situa o Município de Lagamar datam de 1931, quando Sebastião da Costa Mattos e Dona Flausina Pacheco eram proprietários de uma grande fazenda denominada Carrapato e adjacências, que eram ocupadas também pelas famílias Fernandes Caixêta e Costa Mattos.
Essas famílias exerceram papel importante como participantes do início da formação de uma comunidade, que mais tarde, no decorrer dos dias, viria a se tornar o Município de Lagamar.
A Fazenda Carrapato, que ficava às margens do Córrego Carrapato, que deu origem ao seu nome, era ponto de pousada dos boiadeiros e viajantes por ser um lugar saudável, bonito. Suas terras produtivas atraíam para a região muitas pessoas desejosas de adquirir terras e fazer parte daquela comunidade que aos poucos aflorava.
Por volta de 1938, chegou à região o Sr. Porfírio Rodrigues Rosa, que para ali vinha com objetivo de abrir uma estrada que ligasse o povoado de S. Pedro da Ponte Firme, que pertencia ao Município de Presidente Olegário, a Vazante. A finalidade da estrada era facilitar o trânsito dos romeiros, devotos de Nossa Senhora da Lapa, em Vazante, lugar muito frequentado por romeiros que encontravam grandes dificuldades pela falta de estrada.
Conta-se que o plano era arrojado: fundar uma cidade. Desejoso de fundar a sonhada cidade, o Sr. Porfírio Rodrigues Rosa mudou-se para as margens do Córrego Carrapato e, com muita coragem e heroísmo, começou seu trabalho abrindo estradas e construindo acampamentos e ranchos para as famílias que trabalhavam na construção dessas estradas.
Logo foi construída a primeira casa do povoado, residência do Sr. Porfírio Rodrigues Rosa. O distrito foi criado com a denominação de Lagamar pelo Decreto nº 148, de 17/12/1938, subordinado Município de Presidente Olegário.
A versão sobre a origem do nome do Município de Lagamar diz que, neste local, havia uma pequena lagoa de água salgada, com características das águas marinhas. Por isso se deu o nome de Lagamar à antiga Fazenda Carrapato.
Pelos motivos expostos, o município merece ser homenageado em data tão significativa.
– À Comissão de Assuntos Municipais.