PLE PROPOSTA DE AÇÃO LEGISLATIVA 148/2017
PROPOSTA DE AÇÃO LEGISLATIVA Nº 148/2017
Documento final de propostas – Parlamento Jovem de Minas 2017
TEMA: Educação Política nas Escolas
SUBTEMA 2: Interações entre Escola e Sociedade na Formação Política dos Jovens
2.1. Oferta de acompanhamento psicossocial nas escolas em parceria com os órgãos públicos de saúde com o objetivo de solucionar conflitos entre alunos, professores, famílias e também para auxiliar nas questões psicológicas do aluno, contribuindo assim para o melhor rendimento escolar, devendo o número de profissionais ser compatível com a demanda.
2.2. Realização de eventos e atividades de formação política com participação de toda comunidade escolar, visando o esclarecimento de dúvidas, a simulação de debates políticos, a promoção do conhecimento sobre divisão dos poderes e ações sociais, sendo as atividades organizadas pelas câmaras municipais e desenvolvidas por todas as comunidades do município.
2.3. Exigência de comprovação, para todos os secretários nomeados pelos chefes dos poderes executivos estadual e municipais, de experiência na pasta em que assumirão.
2.4. Criação de uma simulação de um processo eleitoral para a comunidade escolar a partir do 9º ano, realizado por voluntários que tenham conhecimento na área, com intuito de esclarecer quaisquer tipos de dúvidas sobre o processo eleitoral.
2.5. Realização de conversas e debates pelas Secretarias Municipais nas escolas de ensino médio, a fim de que os jovens conheçam e aprendam mais sobre as vertentes e as atividades administrativas do Município.
2.6. Incentivos financeiros, pela ALMG, à implementação de escolas legislativas nas Câmaras Municipais, promovendo a integração estudantil no meio político, de modo que eles aprendam sobre a Constituição da República Federativa do Brasil – CRFB – buscando solucionar os problemas observados no ambiente social no qual esão inseridos.
– À Comissão de Participação Popular.