PL PROJETO DE LEI 1680/2015
PROJETO DE LEI Nº 1.680/2015
(Ex-Projeto de Lei nº 1.950/2011)
Dispõe sobre a criação de cursos para capacitar trabalhadores que atuem nas atividades de coleta seletiva de lixo e de aproveitamento de materiais recicláveis.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a celebrar convênios com órgãos governamentais, empresas públicas e privadas, instituições de ensino e ONGs, nacionais e estrangeiras, com o objetivo de reunir esforços e recursos para que seja ministrado curso de capacitação e atualização profissional a trabalhadores que atuem nas atividades de coleta seletiva de lixo e de aproveitamento de materiais recicláveis.
Art. 2º - As despesas decorrentes da aplicação desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias existentes, suplementares se necessário, ficando obrigatória sua inclusão nos orçamentos futuros.
Art. 3º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 26 de maio de 2015.
Gustavo Corrêa
Justificação: Considerando o grande número de pessoas que trabalham com a coleta seletiva de lixo e com seu reaproveitamento, este projeto visa capacitar os trabalhadores desse setor com o objetivo de garantir mão de obra qualificada e de agregar valor ao serviço prestado pelos catadores. Assim, esta proposição pretende proporcionar bem-estar para os trabalhadores e promover o desenvolvimento sustentável do Estado, com a redução do volume de lixo e do impacto que ele causa.
Pelo exposto, solicitamos aos nobres pares empenho para a aprovação desta propositura.
- Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, do Trabalho e de Fiscalização Financeira para parecer, nos termos do art. 188, c/c o art. 102, do Regimento Interno.