PL PROJETO DE LEI 4347/2013
PROJETO DE LEI Nº 4.347/2013
Dá a denominação de Hemonúcleo Dr. Tufi Nicolau Tahan ao hemonúcleo localizado no Município de Ituiutaba.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º - Fica denominado Hemonúcleo Dr. Tufi Nicolau Tahan o hemonúcleo localizado no Município de Ituiutaba.
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 1º de agosto de 2013.
Romel Anízio
Justificação: Esta proposição tem por objetivo dar a denominação de Hemonúcleo Dr. Tufi Nicolau Tahan ao hemonúcleo localizado no Município de Ituiutaba.
Dr. Tufi Nicolau Tahan nasceu no dia 10 de outubro de 1930, em Veríssimo, Minas Gerais, oriundo de família humilde e descendente de imigrantes sírio-libaneses. Graduou-se em medicina pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, tendo sido aluno da primeira turma constituída.
Sempre em busca do saber, acompanhava de forma voluntária o Sanatório Espírita de Uberaba, prestava assistência em postos de saúde da cidade e auxiliava o professor Dr. Adib Jatene em cirurgias experimentais em cães.
Foi ativista no processo de federalização da Faculdade de Medicina de Uberaba, junto a outros colegas, exigindo de Juscelino Kubitschek o atendimento do pleito, o que ocorreu logo em seguida.
Após a conclusão do curso, mudou-se para Ituiutaba, atendendo inicialmente no Hospital Santa Cecília, como voluntário, e tornou-se assistente direto do Dr. Darci Furtado. Participou da fundação do primeiro posto de saúde de Ituiutaba e, em março de 1964, junto com Dr. Omer Yunes, fundou o Hospital Nossa Senhora da Abadia, adaptando as instalações médicas numa antiga pensão. Exercia medicina de primeira qualidade, apesar das precárias condições, com ética e competência, atendendo toda a população independentemente de pagamento.
Atuou como médico nas áreas de cirurgia, clínica médica, pediatria e obstetrícia, atendendo toda a região. Em parceria com o Dr. Omer Yunes, criou o primeiro banco de sangue de Ituiutaba, fazendo a triagem e o cadastro de potenciais doadores, a armazenagem do material recolhido e a convocação da população para a realização de doação, que em troca recebia serviços de saúde gratuitos.
Diante do que foi relatado sobre a vida do Dr. Tufi Nicolau Tahan, com suas importantes realizações em prol da comunidade de Ituiutaba e região, fica evidenciado que é merecida e justa a homenagem que lhe prestamos por meio desta proposição.
- Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Saúde, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.