PL PROJETO DE LEI 3273/2012
PROJETO DE LEI Nº 3.273/2012
Dá denominação à ponte sobre o Rio Xopotó localizada na Rodovia MGC-120, no Município de Guidoval.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º - Fica denominada Prefeito Cid Vieira a ponte sobre o Rio Xopotó localizada na Rodovia MGC-120, no Município de Guidoval.
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 21 de junho de 2012.
Gustavo Corrêa
Justificação: Cid Vieira nasceu em 5/4/1890, na região de Córrego Alegre, próximo ao atual Município de Rodeiro, à época pertencente à cidade de Ubá. Seus pais, José Augusto Vieira e Cecília Vieira Oliveira, mudaram-se para o então Sapé de Ubá, hoje Guidoval, com o objetivo de aprimorar os estudos de seus filhos e ampliar o comércio de sua firma.
Cid Vieira deu prosseguimento ao negócio de seu pai, tornando-se um respeitável comerciante de fumo, com clientes nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Em 1943, o Distrito de Sapé teve seu nome modificado para Guidoval, em homenagem ao seu fundador, Guido Thomaz Marliere, ganhando, em 1948, a sua autonomia administrativa.
O Prefeito Cid Vieira foi eleito para o cargo de Juiz de Paz do Distrito de Sapé em 1947, quando houve eleições também para Governador, Prefeito e Vereador.
Com o advento da Lei n° 336, que emancipou o Distrito de Guidoval, coube ao Sr. Cid Vieira, como Juiz de Paz, a responsabilidade de presidir a sessão e pronunciar o termo de instalação do Município, cujo teor é o seguinte: “Em virtude dos poderes que me foram outorgados, declaro instalado o Município de Guidoval com jurisprudência sobre as circunscrições que têm por sede esta localidade que ora recebe os direitos de cidade, com competência e atribuições que a lei confere e determina”.
Na apuração da eleição realizada no Município de Guidoval em 6/3/49, o Sr. Cid Vieira foi eleito o primeiro Prefeito, tendo obtido 953 votos do total de 1.690 votos válidos apurados. A Prefeitura localizava-se num antigo sobrado, ao lado da Igreja Matriz de Santana.
O Sr. Cid Vieira casou-se com Conceição Fróes Vieira. Desta união nasceram: José Vieira, Pedra Vieira, Paulo Vieira, Cecília Vieira, Conceição Vieira, Lídia Vieira, Dalva Vieira, Maria da Glória Vieira, Vésper Vieira, Marta Vieira, João Batista Vieira e Cid Vieira Filho.
Vários de seus filhos e filhas especializaram-se na arte de educar, tornando-se professores de algumas gerações de guidovalenses.
Faleceu aos 85 anos, em 11/11/75, deixando uma descendência que é motivo de orgulho de qualquer cidadão guidovalense, tendo, entre filhos e netos, médicos, odontólogos, engenheiros, professores, profissionais liberais, comerciantes, empresários, que dão seguimento a sua obra de realizações e conquistas, e o atual Prefeito Municipal, Mateus de Freitas Vieira.
O mandato do Prefeito Cid Vieira durou apenas 2 anos. Mesmo com as dificuldades da época, como a falta de meios de comunicação, transportes e verbas, de um Município recém-instalado, construiu pontes, estradas e escolas durante a sua gestão. Foi um mandato muito pacífico, mesmo com a rivalidade entre o Partido Republicano Mineiro – PRM – e o Partido Socialista Democrático – PSD.
Por ocasião da enchente que avassalou a cidade, a única obra pública que tinha seu nome – Praça Cid Vieira – teve que ser demolida para dar lugar à construção da ponte que muito beneficiará toda a população.
Com isso, nada mais justo que dar à nova ponte o nome de um grande homem, do tamanho da grandeza da obra, denominando-a Ponte Prefeito Cid Vieira.
- Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Transporte, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.