PLE PROPOSTA DE AÇÃO LEGISLATIVA 1678/2012
PROPOSTA DE AÇÃO LEGISLATIVA Nº 1.678/2012
EVENTO: Revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG 2012-2015 - Exercício 2013 - Araxá - Rede de Educação e Desenvolvimento Humano
PROPONENTE: Magda Maria Fuquisato da Silva (Escola Estadual Padre Clemente de Maleto (Campos Altos)) / Cícero Aparecido Coimbra (Superintendência Regional de Ensino (Ituiutaba)) / Maria de Fátima Landim Alves e Goulart (Escola Estadual Marcolina de Barros (Patos de Minas)) / Eliete Aparecida Martins Borges (Escola Estadual Marlene Martins Reis (Pratinha)) / Maria do rosário Freitas (Instituição não informada) / Maria Célia de Oliveira (Superintendência Regional de Ensino (Patos de Minas))
PROPOSTA:
Possibilitar a abertura de cursos técnicos profissionalizantes em municípios com menos de 50 mil habitantes. Proposta 14: Educação Profissional - PEP
4605 - Gestão do Programa de Desenvolvimento da Educação Profissional
Sugestão para uma qualificação profissional de melhor qualidade, juntamente com a geração de emprego e renda.
Parceria entre SEE e associações comerciais para a absorção de mão de obra formada no PEP.
Proposta 31: Ao invés de disponibilizar recursos para as escolas técnicas particulares, disponibilize os recursos para as escolas estaduais oferecerem os cursos no turno noturno.
Proposta 41: Ampliar as vagas e implantar cursos técnicos profissionalizantes em cidades que tenham demanda.
Proposta 48: Realização de oficinas profissionalizantes para alunos das turmas de do Projeto Acelerar para Vencer - PAV, especialmente para os que estão encerrando o curso.
Proposta 62: Aos alunos matriculados no Programa - PEP, criar uma ferramenta de matrícula, concomitante, no canal Saúde - moodle, para fazer cursos on-line de forma que, além de um curso técnico, o aluno possua também, conhecimento em determinadas áreas de formação.
REDE: 1 - Rede de Educação e Desenvolvimento Humano
PROGRAMA: 3 - MELHOR EMPREGO
EMENTA:
Sugere a ampliação do Programa de Desenvolvimento da Educação Profissional - PEP - no âmbito do PPAG 2012-2015.
AÇÃO: 4605 - GESTÃO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PEP)
JUSTIFICAÇÃO:
Nossos alunos são obrigados a se dirigirem às cidades mais próximas para cursarem o PEP e outros cursos oferecidos em escolas estaduais. Temos demanda, espaço físico, profissionais e não temos autorização para abertura de cursos "escolhidos" pelos nossos alunos.
Proposta 14: Nas escolas estaduais que trabalham com a educação profissional, receber apoio da SEE através da integração e participação dos CDLs, clubes, associações comerciais e de serviços, sindicatos e prefeituras no sentido de parcerias para viabilizar a absorção desses alunos. Se houver uma implementação através da SEE, acredito que aumentará a questão de emprego e renda. Não esquecendo que o aluno do curso profissional pode atuar numa área de atuação enorme.
Proposta 31: As escolas estão com salas ociosas. Sabemos que as técnicas particulares estão tendo recursos com abundância e economizam com material para os alunos.
Proposta 41: Em município onde tem uma população menor os alunos tem que se deslocar para outras cidades para fazer os cursos técnicos, sendo que em suas cidades de origem existe clientela, espaço físico e demanda suficiente para a abertura de cursos. Proposta 48: Estes alunos geralmente estão em situação de vulnerabilidade e risco social. o fato de estarem no PAV indica esta situação. Precisam sair da ociosidade.
Proposta 62: Muitas vezes ao designar um servidor, para atuar como ATP - Assistente Técnico da Educação Básica, ele possui um diploma de curso técnico, mas não tem nenhum conhecimento para atuar em escolas. Seria uma maneira de engajá-lo no mercado de trabalho seja público ou privado.
- À Comissão de Participação Popular.