PL PROJETO DE LEI 914/2011

PROJETO DE LEI Nº 914/2011

(Ex-Projeto de Lei nº 4.465/2010)

Dá denominação de Carlos de Faria Tavares ao trecho da Rodovia MGC-462 que liga o Município de Patrocínio ao de Perdizes

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:

Art. 1º - Fica denominado Carlos de Faria Tavares o trecho da Rodovia MGC-462 que liga o Município de Patrocínio ao de Perdizes.

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Reuniões, 30 de março de 2011.

Gustavo Corrêa

Justificação: Carlos de Faria Tavares nasceu em 17/3/1912, em São José do Córrego do Anta, então Distrito de Dores do Indaiá, hoje Município de Córrego Danta.

Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, em 1938. Em 1943, ao lado de Virgílio de Melo Franco, Pedro Aleixo, Milton Campos, Artur Bernardes, Magalhães Pinto e Afonso Arinos de Melo Franco, foi signatário do “Manifesto dos Mineiros”, contra a ditadura implantada no País à época. Em 1955, elegeu-se Deputado Estadual pelo Partido Social Progressista-PSP -, tendo sido Vice-Líder da bancada e membro da Comissão de Redação.

Durante o governo de Milton Campos, fundou a Caixa Econômica de Minas Gerais, mais tarde conhecida como MinasCaixa, tendo sido seu primeiro Presidente. No campo empresarial, foi presidente da Usina Wigg e da Itaminas. Foi também o fundador da mineradora Minas Itatiaiuçu, que dirigiu até a data de sua morte, em 18/5/2004.

Fato raro, a Minas Itatiaiuçu jamais recebeu qualquer autuação ou multa ambiental. Por essa razão, Carlos de Faria Tavares mereceu o Troféu Defensor da Natureza, entregue em 1993 pelo jornal “Estado de Minas”.

Carlos de Faria Tavares era irmão de Expedito de Faria Tavares, Deputado Estadual, Presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Secretário do Interior e Justiça e Conselheiro do Tribunal de Contas; de José de Faria Tavares, Deputado Estadual, Secretário de Educação e de Segurança Pública, Senador da República e Conselheiro do Tribunal de Contas; e de Dario de Faria Tavares, Deputado Federal, Secretário de Saúde e Conselheiro do Tribunal de Contas.

Era viúvo de Risette de Oliveira Tavares, com quem teve dois filhos: Maria Beatriz e o Embaixador Alfredo Carlos de Oliveira Tavares, também falecido.

- Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Transporte, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.