PL PROJETO DE LEI 2112/2011
PROJETO DE LEI Nº 2.112/2011
(Ex-Projeto de Lei nº 1.989/2008)
Institui o Dia do DeMolay.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º - Fica instituido o Dia do DeMolay, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de março.
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 28 de junho de 2011.
Cássio Soares
Justificação: Para conhecedores de história, existem fatos que ficam gravados na memória pela força com que se evidenciam na própria história. Um deles foram as Cruzadas. As Cruzadas criadas com o fim específico de defender a Terra Santa e os lugares sagrados, foram organizadas pelos cavaleiros templários. A Ordem dos Templários era formada de indivíduos do sexo masculino, homens respeitáveis, adultos e esforçados, que tinha verdadeira integridade de caráter e de grande valentia, sendo seus integrantes escolhidos entre os melhores cavaleiros que se declaravam inocentes e não casados, para que melhor pudessem exercer funções nos mais diversos lugares. A Ordem dos Templários tinha sua organização hierárquica perfeita; seu último Grão-Mestre foi Jacques de Molay, que por não revelar os nomes de todos os seus irmãos, os cavaleiros templários, foi morto em defesa de seus princípios e valores em 18 de março do século XIV, na fogueira, por ordem da Inquisição e do Rei de França, Filipe, o Belo.
A Ordem DeMolay é uma organização para jovens entre 12 e 21 anos de idade, tendo estado ativa por mais de 76 anos, e se orgulha de ser uma sociedade fraternal-juvenil de milhões de membros. Do seu exemplo, a Ordem DeMolay aprendeu a lição da honestidade, da lealdade e do amor fraterno. Nós reverenciamos sua memória e tentamos viver nossa vida baseada nesses princípios e ideais com os quais qualquer jovem pode conviver. Possui em seu fundamento sete princípios essenciais, os quais chamados virtudes cardeais: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.
A Ordem DeMolay apresenta dois aspectos fundamentais e de grande importância na sociedade contemporânea: a luta pela manutenção das escolas públicas, base essencial para qualquer desenvolvimento posterior, e a promessa da construção de um novo mundo com o melhor preparo de nossa juventude, que um dia assumirá o comando de todas as atividades.
O primeiro capítulo da Ordem DeMolay no Brasil foi instalado na cidade do Rio de Janeiro, no dia 16/8/80, com 59 jovens iniciados, tendo como patrocinador o Supremo Conselho do Grau 33º, R.E.A.A. da Maçonaria. Com o patrocínio maçônico, a Ordem DeMolay vem conseguindo muito sucesso e visibilidade, até porque, não existe nenhuma família, nenhuma comunidade nem nenhuma autoridade que não estejam profundamente interessadas e esperançosas em ver objetivos tão importantes para a sociedade se tornarem realidade em benefício da juventude brasileira.
Pelo esforço e pela dedicação desses jovens da Ordem DeMolay em prol da sociedade mineira e incentivo ao engajamento político e social da juventude, é salutar a homenagem feita através da comemoração ora proposta.
Cumpre ressaltar que já há homenagem à Ordem DeMolay no Estado do Rio de Janeiro, na mesma data, através da Resolução nº 495, de 15/3/90, e também no Estado de São Paulo, através do Projeto de Lei nº 1.156, de 2007.
Enfim, incentivar a formação de jovens líderes preocupados com o desenvolvimento de nosso Estado é função desta Casa, e esta proposição, embora de maneira singela, caminha ao encontro da valorização de medidas positivas a favor da juventude.
- Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça e do Trabalho para parecer, nos termos do art. 188, c/c o art. 102, do Regimento Interno.