PL PROJETO DE LEI 1724/2011

PROJETO DE LEI Nº 1.724/2011

Altera a denominação do Grande Teatro do Palácio das Artes para Teatro José Alencar Gomes da Silva, no Município de Belo Horizonte.

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:

Art. 1º – O Grande Teatro do Palácio das Artes, no Município de Belo Horizonte, passa a denominar-se Teatro José Alencar Gomes da Silva.

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Reuniões, 17 de maio de 2011.

Jayro Lessa

Justificação: O ex-Vice-Presidente da República Federativa do Brasil José Alencar foi um homem de reputação ilibada, tendo se destacado tanto na área empresarial como na área política. Mineiro de Muriaé, José Alencar Gomes da Silva nasceu em 17/10/31 e faleceu em 29/3/2011, após uma longa e árdua batalha, de aproximadamente 14 anos, contra um câncer de intestino.

Típico mineiro, José Alencar iniciou sua vida empresarial em 1950, quando, em Caratinga, abriu sua primeira loja, que vendia de tudo um pouco (tecidos, guarda-chuvas, sapatos, entre outros). Na política, José Alencar exerceu cargos como Presidente de Fiemg, Vice-Presidente da Confederação Nacional da Indústria, conseguidos pela competência e pelo destaque do seguimento empresarial. Como Vice-Presidente da República por dois mandados, José Alencar se destacou no meio da política, por sua discrição e por ser um político presente e atuante, além de ser um dos maiores conselheiros e parceiros do então Presidente de República, Luiz Inácio Lula da Silva. Com o seu falecimento, não houve um mineiro, e até brasileiro, que não se comovesse, por sua luta contra a doença, pela vontade de viver e pela política que soube fazer.

Por estas razões, conto com o apoio dos nobres pares à aprovação deste projeto de lei, que nada mais é que uma justa homenagem a este mineiro que tanto nos orgulha.

- Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Cultura, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.