PL PROJETO DE LEI 1597/2011
PROJETO DE LEI Nº 1.597/2011
Dá denominação de Antonio Cacique ao trecho da Rodovia - LMG - 650 que liga o Município de Medina ao Município de Comercinho.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º - Fica denominado Antonio Cacique o trecho da Rodovia LMG - 650 que liga o Município de Medina ao Município de Comercinho.
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 10 de maio de 2011.
Gustavo Corrêa
Justificação: Nascido em Felisburgo e criado na região do Vale do Jequitinhonha, Antonio Cacique foi comerciante de gado e fazendeiro nos Municípios de Medina, Itaobim, Jequitinhonha e Montes Claros.
Líder político da região, primeiro Prefeito de Medina eleito pelo voto popular, no período de 1950 a 1954, foi também presidente do PSD, correligionário e amigo de Benedito Valadares, Bias Fortes, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves, entre outras grandes expressões da política mineira. Responsável pela construção de mais de 20 escolas públicas no Vale do Jequitinhonha, participou das negociações políticas que resultaram na implantação da BR-116 - Rio-Bahia, entre outras tantas atividades que contribuíram para o desenvolvimento de nossa região. Como empresário, Antonio Cacique implantou a maior plantação de café do Estado, gerando centenas de empregos e fortalecendo a economia da região. Faleceu em Medina em 29/7/82.
Admirado por todos os que com ele conviveram, Antonio Cacique tem seu nome definitivamente ligado à história da região por sua corajosa e socialmente relevante. É de grande importância deixar seu nome escrito na história e na memória daqueles que o têm como exemplo.
- Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Transporte, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.