MSG MENSAGEM 386/2009

“MENSAGEM Nº 386/2009*

Belo Horizonte, 14 de julho de 2009.

Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa,

Tenho a honra de encaminhar a Vossa Excelência, para exame dessa egrégia Assembleia Legislativa, o projeto de lei incluso, que dá a denominação de Escola Estadual Agmar Gomes do Couto, de ensinos fundamental e médio na modalidade de educação de jovens e adultos - EJA, à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio - EJA, no Município de Pará de Minas.

O projeto encaminhado tem o objetivo de prestar homenagem à memória de Agmar Gomes do Couto, que desempenhou um papel muito importante na área da educação no Município, pois, de origem pobre, com bastante dificuldade graduou-se em História, atuou em várias escolas da rede pública, destacando-se como professor entusiasta, criativo, dinâmico e compromissado com a sua missão de educador, conseguindo transferir a todos os que o cercavam valores como respeito, responsabilidade, generosidade, solidariedade e ética, sendo profissional muito querido na região.

Ao ensejo, renovo a Vossa Excelência as expressões de meu elevado apreço e distinta consideração.

Atenciosamente,

Aécio Neves, Governador do Estado.

Justificação

O presente projeto de lei propõe que seja dada a denominação de Escola Estadual Agmar Gomes do Couto, de ensinos fundamental e médio na modalidade de educação de jovens e adultos - EJA -, à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio - EJA -, localizada na Penitenciária Doutor Pio Canedo/PDPC, situada na Estrada dos Costas, s/nº, no Município de Pará de Minas.

Agmar Gomes do Couto era o nono filho de uma família numerosa e de poucos recursos financeiros, cujos pais tiveram que trabalhar muito para criar os filhos, mas o fizeram sempre com muito amor e deram a eles o mais importante: uma boa educação, baseada em valores como respeito, responsabilidade, generosidade, solidariedade e ética.

A sua vida foi norteada por esses princípios, os quais despertaram-lhe o desejo de ingressar na área da educação. Foi aluno exemplar e, apesar das dificuldades, graduou-se em História, atuando em várias escolas da rede pública nas quais se destacou como professor entusiasta, criativo, dinâmico e compromissado com a sua missão de educar, sendo muito querido pelos alunos, colegas, funcionários e direção das escolas onde atuou.

Agmar gostava muito de aproveitar tudo de bom que a vida oferece: viagem, festas, músicas, sempre em companhia dos amigos. Em um desses passeios, quando curtia o domingo de 26 de outubro de 2008, ao sair de um clube, foi atropelado por um motorista que dirigia em alta velocidade provocando-lhe vários ferimentos e, como consequência, a sua morte. Essa tragédia deixou um grande vazio em sua família, seus amigos e nas escolas às quais ele tanto se dedicou.

Por ter sido profissional querido e respeitado, nada mais justo do que homenageá-lo, dando o seu nome a essa escola.

O homenageado nasceu no dia 27/4/1970 e faleceu no dia 26/10/2008.

Cumpre ressaltar que, no Município de Pará de Minas, não existem estabelecimento, instituição nem próprio público do Estado com igual denominação.

Mediante o exposto, a denominação ora proposta guarda plena conformidade com os requisitos fixados pela Lei nº 13.408, de 21/12/1999, que dispõe sobre a denominação de estabelecimento, instituição ou próprio público do Estado, estando, assim, em condições de ser submetida ao exame da egrégia Assembleia Legislativa do Estado.

Belo Horizonte, 30 de junho de 2009.

Vanessa Guimarães Pinto, Secretária de Estado de Educação.