PL PROJETO DE LEI 3778/2009

PROJETO DE LEI Nº 3.778/2009

Dá a denominação de Estrada Municipal Gerson Cangussu ao trecho de 11km da BR- 122 que liga Janaúba ao Balneário Bico da Pedra.

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:

Art. 1º - Fica denominado Estrada Municipal Gerson Cangussu o trecho de 11km da BR-122 que liga Janaúba ao Balneário Bico da Pedra.

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Reuniões, 23 de setembro de 2009.

Carlos Pimenta

Justificação: A indicação do nome do saudoso Gerson Cangussu para denominar o trecho que liga Janaúba ao Balneário de Bico da Pedra visa a prestar uma justa homenagem a uma pessoa que não é da terra, mas que através de muita luta se tornou um dos maiores e mais importantes comerciantes da cidade.

Situada numa região privilegiada, antes conhecida como Gameleira, com terras férteis e capacidade hídrica, Janaúba atraiu para si a migração das Regiões Nordeste, Norte e Sul do Brasil, além de pessoas e famílias do próprio Estado de Minas Gerais. Daí, a complexidade de formação do novo “gorutubano”, resultado do cruzamento do genuíno gorutubano com pessoas de várias etnias brasileiras

Em 1º/1/40, aportou em Janaúba, com 25 anos de idade, o cidadão Gerson Cangussu, vindo da cidade baiana de Urandi. Em 1942, casou-se com Adelice Santos Cangussu. Dessa união nasceram seis filhos: Gerlice, Analice, Lúcio Tarcísio, Valmir, Carlucia e Inocêncio (já falecido).

Com a habilidade que lhe era peculiar, Gerson montou seu pequeno comércio na Praça Dr. Rockert. Na mesma praça adquiriu uma casa perto do seu comércio, onde viveu até os últimos dias de sua vida em 7/6/99. Seus negócios prosperaram e ele se tornou o mais importante varejista em diversos ramos na cidade, atraindo fregueses de toda a região. Sua casa comercial, no nº 44 da praça, hoje nº 268, agregou vários funcionários, que também prosperaram devido aos ensinamentos do mestre Gerson Cangussu.

Adquiriu sua primeira propriedade rural denominada Sítio São Pedro, mas, motivado pelo espírito de desenvolvimento, logo o negociou com a Prefeitura Municipal, na administração Adelino Pereira Dias, para a implantação de uma empresa frigorífica. Depois se tornou dono de outro sítio, Jacarezinho, que, tempos depois também foi negociado com a Prefeitura, na administração do Prefeito Joaquim Maurício Azevedo, destinado à construção da Escola Agrotécnica de Janaúba, a qual infelizmente não ocorreu. No espaço foram construídos o aeroporto local e a fazendinha da Irmã Erlinda, hoje centro de recuperação de drogados.

Por esses motivos, é importante prestar uma homenagem a tão importante fundador desta cidade, para a qual conto com o endosso dos demais membros desta Casa.

- Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Transporte, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.