PL PROJETO DE LEI 2692/2008

PROJETO DE LEI N° 2.692/2008

Dá a denominação de René Barbosa Canabrava à sede da Força- Tarefa Previ-Incêndios Florestais de Minas Gerais, com sede no Município de Curvelo.

A Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:

Art 1º – Fica denominada René Barbosa Canabrava a sede da Força-Tarefa Previ-Incêndios Florestais de Minas Gerais, com sede no Município de Curvelo.

Art. 2º – A Força-Tarefa Previ-Incêndios Florestais de Minas Gerais está localizada na Rodovia MGT 259, Km 1, no Bairro Santa Rita, no Município de Curvelo.

Art. 3º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Reuniões, 20 de agosto de 2008.

Doutor Viana

Justificação: Nada mais justo que denominar os próprios públicos estaduais com o nome de personalidades importantes, que fazem, de algum modo, parte da história de uma determinada comunidade. René Barbosa Canabrava, nascido em 8/7/26, na cidade de Curvelo, no centro do Estado de Minas Gerais, era filho de Antônio Barbosa Canabrava e de Dª. Odete Moreira Canabrava, sendo seus irmãos Dalton, Antônio Alberto, Luzia e Carlos Eduardo.

René Barbosa Canabrava nasceu em uma família tradicional. Seu pai foi um antigo comerciante e fundou a primeira tipografia da região central de Minas e, com a ajuda de seu filho René, criou a família e formou seus outros filhos: Dalton Moreira Canabrava, médico, Deputado Estadual, Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Governador do Estado, Deputado Federal Constituinte; Antônio Alberto Moreira Canabrava, engenheiro, Presidente do DER e DNER; Luzia, professora na Mendes Junior Internacional; e Carlos Eduardo, engenheiro já falecido.

René Canabrava, dono da Tipografia e Livraria Minerva, além de incentivar a leitura e levar o conhecimento, foi um grande lutador pela democracia e pela liberdade. Foi fundador do Movimento Democrático Brasileiro - MDB - que posteriormente transformou-se no Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB. Sempre que possível René Canabrava se reunia com amigos e palestrava sobre democracia, principalmente durante o período obscuro da ditadura militar.

Além de comerciante, foi pecuarista nos Municípios de Buenópolis, Augusto de Lima e Lassance. Foi um lutador e um exemplo ativo na política mineira e, em especial, um fervoroso cabo eleitoral de seu irmão Dalton. René Canabrava faleceu em Curvelo no dia 10/11/2000 e deixou uma lacuna no PMDB, pois sempre se gabou de ser “um homem de partido”.

A denominação é uma justa homenagem a ser deferida ao grande homem por seu envolvimento político durante a sua vida, que contribuiu especialmente para o desenvolvimento do Município, principalmente enfocando ações no setor de serviços básicos das áreas de educação, saúde e saneamento. Foi um grande lutador bastante querido em sua comunidade.

- Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Meio Ambiente, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.